30 de março | 2022

Olímpia planeja 58º Festival do Folclore presencial de 06 a 14 de agosto de 2022

Compartilhe:

 

Organização já espera 70 grupos folclóricos e parafolclóricos e 140 mil visitantes.


Após dois anos sem a realização de eventos presenciais, devido à pandemia da Covid, um dos maiores e mais importantes encontros da cultura popular brasileira se prepara para voltar ao formato tradicional.

É o que promete o Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL) que, há quase 60 anos ininterruptos, reúne grupos e manifestações folclóricas de diversos estados do país e, neste ano, tem a expectativa de retomar a festa ainda mais fortalecida, reforçando o compromisso da cidade enquanto Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017).

Em 2020, o evento foi realizado em formato totalmente digital e, no ano passado, a edição foi híbrida, com apresentações gravadas inéditas de grupos de diversos estados brasileiros e danças ao vivo dos grupos parafolclóricos de Olímpia, com transmissão em tempo real pelos canais oficiais do festival, alcançando mais de 110 mil pessoas no Brasil e no mundo.

Em 2022, o FEFOL chega à sua 58ª edição, celebrando o Jubileu de Dália, conforme o legado deixado pelo Professor José Sant’anna, e já tem data prevista para transformar Olímpia no centro do Brasil. O evento será realizado de 06 a 14 de agosto e voltará ao formato tradicional, com 9 dias de festa. Já nos preparativos, o festival deste ano tem a estimativa de contar com a participação presencial de cerca de 70 grupos, que estão sendo convidados para representar todas as regiões brasileiras, com destaque para a Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis – SC, que foi anunciada, no último ano, como grupo homenageado desta edição.

Com mais de 50 anos de história, o grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, Florianópolis, e já se apresentou em edições anteriores do Fefol, com uma apresentação que conta a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, com personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a maricota, interpretando um espetáculo que interage com todas as idades.

O entusiasmo para o retorno do festival presencial também se reflete na expectativa de público para este ano, que é a de superar as mais de 140 mil pessoas que passaram pelo Recinto de Exposições e Praças de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore), em 2019, quando foi realizada a última edição nos moldes tradicionais no FEFOL. Com o desenvolvimento de Olímpia e o crescimento do número de turistas, a organização visa fomentar a divulgação para atrair um público cada vez maior e, assim, difundir ainda mais a cultura brasileira.

“Somos a Capital Nacional do Folclore por lei e temos que honrar este compromisso em perpetuar a vasta e rica cultura do nosso país. Milhões de visitantes vêm para Olímpia aproveitar as atrações de lazer e temos este imenso público para explorar, divulgando a nossa festa maior, que é uma das mais importantes do país. Após dois anos sem o evento presencial, temos grande expectativa para este retorno e queremos proporcionar uma grande festa da cultura brasileira”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Além das apresentações noturnas, a programação do FEFOL contará com diversas atividades culturais e educacionais ao longo do dia, como de costume, cujo cronograma será divulgado posteriormente.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com associações culturais e patrocínio de empresas olimpienses.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas