12 de março | 2023

Olímpia perde mais um para Covid-19 e vai a 335 mortos

Compartilhe:

COVID-19 CONTINUA ATACANDO!
Uma senhora de 77 anos que estava internada desde 31 de dezembro faleceu no dia 03 de março.
Vacinação Bivalente está disponível em todos os postos de Saúde. Hoje tem Dia D.


A secretaria de Saúde de Olímpia divulgou em seu boletim da Covid de sexta-feira, 10, que desde o dia 01 de março (quando emitiu o último boletim), o município registrou mais 34 casos positivos para a doença e mais um óbito chegando a 335 durante toda a pandemia.

De acordo com o boletim, o município teve a confirmação oficial via SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade, de um óbito de uma senhora de 77 anos, Irani de Souza Rodrigues, que estava internada desde o dia 31 de dezembro, possuía comorbidades e faleceu no dia 03 de março, por complicações da doença e outras intercorrências.

Esta é a quarta morte por complicações da covid-19 em Olímpia em 2023. Foram dois homens com mais de 80 anos em janeiro; um homem de 59 em fevereiro e agora uma mulher de 77 anos.

Com as atualizações, Olímpia possui 17.469 casos confirmados, dos quais 17.130 estão curados, três estão internados (2 na enfermaria e 1 na UTI) e 335 vieram a óbito.

VACINAÇÃO BIVALENTE DA PFIZER

Por outro lado, a secretaria de Saúde, começou no último dia 7, a vacinação contra a Covid com a dose bivalente da Pfizer para um novo público prioritário. Desta vez, a imunização foi ampliada para os idosos com 60 anos ou mais.

O imunizante beneficia os moradores do referido grupo que tenham pelo menos duas doses monovalentes da vacina, ou seja, a primeira e a segunda dose, e também quem já recebeu a última dose de reforço há pelo menos 4 meses.

A saúde estima que cerca de 10.500 idosos acima de 60 anos estejam aptos para a imunização. A nova campanha de vacinação contra a Covid esta disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, incluindo o Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE) e o Centro de Referência do Idoso (CRI), de segunda a sexta, das 8h às 15h. Para os distritos, a vacinação segue às quintas-feiras, em Ribeiro, e às sextas-feiras, em Baguaçu.

DIA D

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou no sábado, 11, o Dia “D” de vacinação contra a Covid, visando facilitar o acesso dos moradores à imunização em horário especial, tanto para reforçar a aplicação da dose bivalente ao público prioritário como para as demais doses para quem está em atraso. Além da vacinação, a ação contou ainda com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realizou exames preventivos contra a tuberculose e orientações sobre a doença.

Durante a mobilização, cerca de 100 munícipes receberam o imunizante contra a Covid, entre a dose bivalente, disponível para pessoas com 60 anos ou mais, e cidadãos que estavam com as vacinas em atraso. Vale ressaltar que a vacinação contra a Covid para todos os públicos já contemplados continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 15h. Nos distritos, a vacinação segue às quintas-feiras, em Ribeiro, e às sextas-feiras, em Baguaçu.

Ainda durante o Dia ‘D’, os agentes de endemias aproveitaram o fluxo de pessoas no Postão para intensificar as orientações sobre a prevenção de criadouros do Aedes Aegypti e de escorpiões, principalmente neste período de chuvas intensas, que propiciam a proliferação. Para isso, distribuíram panfletos com informações sobre a dengue e reforçando a importância da limpeza nas residências nessa época do ano.

CAMPANHA DE TUBERCULOSE

Durante todo este mês de março, o CTA realiza a campanha de prevenção contra a tuberculose em diversos pontos da cidade. Assim, no último sábado, as equipes estiveram no ARE (Postão) e também na UBS Clodoaldo Marins Sarti, no Jardim Santa Ifigênia. Além das orientações, foi feita uma busca ativa pelo bairro, com o encaminhamento de 24 munícipes para coleta de exame de tuberculose. O CTA também realizou 10 testes rápidos contra as doenças sexualmente transmissíveis.

No próximo sábado, dia 18, a intensificação será feita na Praça da Matriz, das 8h às 13h e, no dia 25, a equipe estará na UBS Dona Dalva, no Campo Belo, das 8h às 16h. Além das ações, as equipes das unidades básicas de saúde orientarão diariamente a população que utiliza o serviço de saúde.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas