09 de maio | 2023

Olímpia inicia agendamentos para exames de prevenção ao câncer e recebe Carreta do Hospital do Amor no próximo mês

Compartilhe:

A Estância Turística de Olímpia volta a receber, agora em junho, a Campanha de Prevenção ao Câncer, realizada pelo Hospital do Amor de Barretos em parceria com a Prefeitura. Para isso, o município abriu desde segunda-feira, 08 de maio, em todas as Unidades de Saúde, os agendamentos para os exames realizados na Carreta do Câncer.

Este ano, a Carreta estará em Olímpia de 05 de junho a 20 de julho e percorrerá as Unidades Básicas de Saúde e o ARE (Postão). A expectativa é realizar cerca de 5 mil exames, sendo quase 2 mil exames de Mamografia, 2.700 Papanicolau, e prevenção ao câncer bucal, que ainda não tem calendário definido. O objetivo da Campanha é prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da doença, além de incentivar o tratamento precoce.

Na quinta-feira (04), os profissionais de saúde do município que atuarão na Carreta passaram por uma reunião de alinhamento junto a equipe do hospital, realizada no plenário da Câmara Municipal de Olímpia para ajustes finais da ação.

Para marcar o exame, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. O calendário da Unidade Móvel de Odonto será publicado em breve, pois, os atendimentos serão somente no mês de julho.

A Saúde reforça que a mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que dos 40 aos 49 o exame deve ser realizado anualmente; e dos 50 aos 69, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, enquanto as que estão fora da faixa etária não serão atendidas pela Carreta, uma vez que podem procurar as próprias Unidades de Saúde para realização do exame.

Vale ressaltar que a marcação dos exames será limitada, de acordo com a disponibilidade de vagas e horários oferecidos pelo projeto da Carreta. Todos os exames são gratuitos e realizados com o apoio da equipe da Secretaria de Saúde.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas