14 de março | 2023

Olímpia implanta sistema de ensino “Trilhas” com novo material didático na rede municipal

Compartilhe:

Da Assessoria – A prefeitura de Olímpia acaba de entregar o novo material didático que será utilizado a partir deste ano letivo de 2023 pela rede municipal de ensino.

O sistema “Trilhas” foi apresentado em uma visita do prefeito Fernando Cunha à EMEB Professor Eugênio Zaccarelli, na tarde de terça-feira (14), acompanhado da secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, da diretora da unidade, Lucilene Abreu, da equipe gestora da secretaria e da escola.

O novo material, que se destaca por seu uso em instituições particulares de todo o país, chega para fortalecer a metodologia de ensino e a aprendizagem com conteúdos que integram conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer um processo de ensino dinâmico e coerente para o estudante.

A ideia é prepará-lo não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas também formar cidadãos conscientes e atuantes, inserindo as crianças em um contexto de práticas pedagógicas que conciliam as vivências e brincadeiras com o devido suporte do professor para desenvolver o potencial do aluno.

Para isso, o trabalho explora, com o apoio do apostilado, ações e atividades que estimulem a reflexão crítica e uma formação baseada em valores, respeitando as necessidades e a faixa etária de cada modalidade de ensino.

Assim, para a Educação Infantil, o material conta com atividades que incentivem o encantamento pela leitura, o uso de músicas e brincadeiras no aprendizado, bem como no Ensino Fundamental, o uso de materiais lúdicos associados a propostas que envolvam maior participação também da família, além da ferramenta “Aceleradores de Resultados”, que são um conjunto de soluções educacionais que auxiliam os estudantes no desenvolvimento de múltiplos conhecimentos e variadas habilidades durante todo o ano letivo.

A mudança do sistema de aprendizado em toda a rede municipal já vinha sendo estudada pelo município, a pedido do prefeito Fernando Cunha, como proposta de atualização da metodologia, tendo em vista que o sistema atual estava em uso há 14 anos. Além disso, a novidade chega para acompanhar os investimentos que têm sido realizados na Educação, principalmente, com a exploração dos recursos tecnológicos, como a aquisição de tablets e, agora, das mesinhas digitais, buscando oferecer aos alunos uma imersão maior e mais adequada ao universo em que vivem, aliando o estudo à convivência em sociedade, tornando-os cidadãos mais preparados.

O novo material didático é dividido por bimestre, sendo que os 4 volumes e os 2 livros literários ficam nas escolas, enquanto a agenda de tarefas e atividades que precisam ser feitas em casa com o apoio da família são levadas pelos alunos. O kit conta ainda com brindes, como uma lancheira térmica e estojo, de acordo com a faixa etária.

As apostilas estão sendo entregues nesta semana nas unidades e os professores já estão planejando a utilização, bem como passarão por formação pedagógica no início do próximo mês.

O material pertence à FTD Educação. A intenção do município é também de que com as escolas e os alunos ainda mais preparados, haja melhoria do desempenho de Olímpia em avaliações e índices importantes da educação, como Saeb, Ideb, Saresp, entre outros.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas