21 de janeiro | 2018

Olímpia foi 2.º em número de raios na região em 2016

Compartilhe:

Como total de 9.068 des­cargas elétricas, ou raios, que caíram em seus 805.709 quilômetros quadrados, o município de O­límpia foi o segundo colocado no ranking da região noroeste no ano de 2016 em número de raios.

Na frente aparece apenas José Bonifácio que recebeu 10.236 descargas no mesmo período. Os dados são da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (Bra­silDAT), operada pe­lo Grupo de E­letricidade Atmosférica (E­lat) do Ins­tituto Nacional de Pesquisas Espaciais (In­pe).

Abaixo de Olímpia aparecem os municípios de Novo Horizonte, com o total de 7.976 raios; Votupo­ranga, com 5.874 descargas atmosféricas; e Fernan­dópolis, que registrou 5.546 raios.

Entretanto, em 2017, inclusive porque chove bem menos, Olímpia nem aparece entre os cinco municípios com maiores registros: Novo Horizonte lidera com 7.622; José Bo­ni­fácio registrou 7.168 descargas elétricas; Fer­nan­dópolis teve 7.116 raios; Votuporanga registrou 5.410; e Jales aparece em quinto lugar com o total de 4.1l6 raios.

No verão, a incidência de raios é maior devido às altas temperaturas e umidade. “Os raios estão diretamente associados às nuvens que provocam tempestades. Como nessa é­poca do ano estamos na estação chuvosa, temos mais nuvens, automaticamente, a gente tem mais descargas elétricas”, disse ao jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto, o meteorologista Guerreiro Ferreira, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Unesp de Bau­ru Thiago.

Segundo ele, os raios se formam quando a nuvem fica muito carregada eletricamente e o ar não consegue mais isolar uma da outra. “Essa carga elétrica pas­sa para o solo, formando o raio”.

Durante chuvas com raios, é importante se proteger. “As pessoas têm que se abrigar, quando perceber uma tempestade com ra­io, nunca fique embaixo de árvores, dentro da água e guarda-sol, isso pode salvar sua vida”, completa o meteorologista.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas