03 de julho | 2011

Olímpia está entre 109 municípios do noroeste com acesso à água abaixo da média estadual

Compartilhe:
 
O resultado do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o município de Olímpia não vai bem quando se fala em abastecimento de água. O levantamento aponta que a cidade está entre os 109 municípios da região Noroeste que apresentam índice de acesso à rede de água inferior à média estadual.


Enquanto no Estado de São Paulo o percentual de domicílios ligados ao sistema de abastecimento de água é de 95,1%, em 109 cidades da região o índice alcança 90%.


Das cidades pesquisadas, apenas cinco superam a média estadual com relação ao acesso à rede de água tratada: Catanduva, Votuporanga, Palmares Paulista, Fernandópolis e Severínia.


Mas o município de Olímpia acaba sendo citado positivamente no relatório da ONG Trata Brasil.

Segundo a entidade, a lei federal 11.445, de 2007, determina que, até 2014, todos os municípios brasileiros devem ter um plano de saneamento básico definindo diretrizes futuras para o setor.

No entanto, apenas duas prefeituras da bacia do Turvo-Grande, Catanduva e Olímpia, estão produzindo seus projetos, de acordo com a ONG Trata Brasil, que auxilia a tarefa ao lado do comitê da bacia.


Em pleno século 21, a região ainda sofre com deficiências no saneamento básico. Em relação ao acesso à rede de esgoto, o índice regional (90,48% dos domicílios) é superior à média paulista (86,7%). Mesmo assim, 65 dos 109 municípios estão abaixo do índice médio estadual.


Nova Canaã Paulista, cidade de 2,1 mil habitantes na microrregião de Jales, tem o menor índice de domicílios ligados ao sistema de esgoto da região: apenas 42,8% do total de domicílios têm ligação com a rede.


Um dos motivos para o percentual tão baixo é o distrito de Socimbra, onde o esgoto ainda não chegou aos cerca de 450 moradores.


Logo na entrada do distrito o cartão de visitas é uma poça de esgoto a céu aberto. Os 110 imóveis do local têm fossa para os dejetos humanos. Mas a água que sai da pia, do tanque e do chuveiro invariavelmente cai no quintal.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas