18 de agosto | 2021

Olímpia entregará primeiro monumento construído em homenagem à irmanação com a Olympia da Grécia

Compartilhe:

 

Solenidade vai ser transmitida para as autoridades da Grécia que acompanharão a inauguração de sua “Deusa Nikki” instalada em Olímpia, mas do Brasil.


Valorizando os laços culturais e fraternos entre os povos e fortalecendo os termos da irmanação, a Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista, é a primeira cidade coirmã da Olympia Antiga, na Grécia, a construir um monumento em homenagem ao ato, que será entregue em uma cerimônia simbólica neste domingo, dia 22 de agosto.

Segundo a informação divulgada pela prefeitura na tarde de quarta-feira, 18, trata-se de uma escultura da Deusa Nikki, conhecida como a Deusa Vitória, cuja história consta que foi esculpida, na época de 420 A.C, por Peonios de Mende, responsável também pelos pedestais do Templo de Zeus. A obra original ocupa uma sala especial do Museu Arqueológico da Antiga Olympia.

A simbologia diz que a Deusa Nikki desce dos céus e toca seu pé esquerdo sobre a cabeça do ser humano que conquista uma vitória. Desde 2004, quando os Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, sua imagem vem sendo cunhada nas medalhas de ouro, prata e bronze das Olimpíadas.

MONUMENTO ESTÁ INSTALADO
EM UMA ROTATÓRIA DA AV. BENATTI

O monumento contemporâneo foi instalado em uma rotatória da Avenida Benatti, no Vale do Turismo, região do município que se encontra em plena expansão e onde se concentram os grandes empreendimentos turísticos locais.

No espaço, foi construída uma praça com paisagismo e edificada uma pedra fundamental como base para a estátua, totalizando cerca de 8 metros de altura. O projeto conta ainda com uma Pira Olímpica em referência às Olimpíadas, tendo em vista que a cidade coirmã é berço dos Jogos Olímpicos.

O projeto edificado na Estância Turística de Olímpia, a pedido do prefeito Fernando Cunha, é uma réplica da imagem original autorizada pela municipalidade grega, que forneceu o estudo das proporções da deusa em modelo 3D, sendo a escultura executada pelo conceituado artista plástico, Romildo Cardozo.

PROJETO FOI ELABORADO POR
ARQUITETO DA SECRETARIA DE OBRAS

O projeto arquitetônico do espaço foi elaborado pelo arquiteto da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Sérgio Oliveira da Silva Carvalho, com supervisão do secretário da pasta, Leandro Gallina.

Segundo o prefeito, a intenção é valorizar a importância dos laços construídos pela irmanação. “Apresentei esta proposta, presencialmente, durante o Fórum das Cidades Irmãs da Olympia Antiga, realizado durante a cerimônia de acendimento da tocha olímpica dos Jogos de Tóquio, em 2020, quando teria ocorrido a edição, que foi adiada para este ano devido à pandemia”.

“O projeto foi aceito com entusiasmo e demos andamento à construção, que é uma forma de marcar permanentemente a irmanação na história de nossa cidade e promover ainda o desenvolvimento das relações culturais, turísticas e esportivas entre as cidades, os cidadãos e as nações da Grécia e do Brasil”, declarou Fernando Cunha.

CONSUL DA GRÉCIA ESTARÁ
NA INAUGURAÇÃO NO DOMINGO

A iniciativa também atende à Declaração da Irmanação, assinada em 10 de junho de 2019, na qual Olímpia se compromete a difundir e fomentar os ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações, levando esse conhecimento aos moradores e também aos cerca de 3 milhões de turistas que, em tempos normais, visitam a cidade todos os anos. Todas as informações sobre o monumento serão acessadas pelos visitantes via QR Code, disponível na placa instalada na praça.

A cerimônia de entrega será realizada somente para convidados, no domingo pela manhã, respeitando os protocolos necessários. Entre as autoridades presentes, estarão o Cônsul Geral da Grécia, Sr. Stylianos Hourmouziadis, e o então Ministro das Relações Exteriores, ex-senador Aloysio Nunes Ferreira Filho, que auxiliou no processo de irmanação.

O ato será ainda acompanhado, de forma virtual, por lideranças políticas, diretamente na Grécia, como o prefeito da Olympia grega, Georgios Georgiopoulos.

PIRA OLÍMPICA SERÁ ACESA

No ato, a Pira Olímpica será acesa pelo atleta Fausto Giannecchini, ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete, considerado uma lenda do basquete brasileiro, com a participação da equipe antiga do basquete de Olímpia e jovens do projeto de iniciação esportiva do Instituto Fausto Giannecchini.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas