27 de abril | 2023

Olímpia divulga Comissão Organizadora do 59º Fefol e anuncia os grupos selecionados

Compartilhe:

De 05 a 13 de agosto de 2023, a Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional do Folclore, se transformará no centro do Brasil, com a realização do 59º Festival Nacional do Folclore, o Fefol. E, nesta quinta-feira, 27 de abril, foi disparada a contagem regressiva para a edição deste ano.

A 100 dias de uma das maiores e mais tradicionais festas do gênero no país, a Comissão Organizadora completa foi regulamentada pelo Decreto Municipal Nº 8.742/2023, publicado no Diário Oficial Eletrônico.

A medida visa coordenar todo o trabalho administrativo e operacional do evento mais importante do calendário municipal, realizado há quase 60 anos ininterruptos. Assim, a condução das tarefas terá a supervisão geral da secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti, que é presidente da Comissão, conforme atribuição do prefeito Fernando Cunha.

Além da presidente, a comissão terá como vice-presidente, Maria Aparecida de Araújo Manzolli, a professora Cidinha Manzolli, que atua no festival desde sua idealização pelo Professor José Sant’anna e contribuirá ativamente no 59º Fefol. A publicação traz ainda a relação dos demais membros da diretoria, bem como das subcomissões de trabalho, divididas em Subcomissão do Anuário; Imprensa e Protocolo; Hospedagem e Monitores de Grupos; Alimentação; Abertura e Missas; Limpeza; Manutenção e Obras; Comércio Interno; Jurídica, Decretos e uso de Imagem; Desfile; Feira de Artesanato e Artes; Estacionamento e Trânsito Livre; Decoração; Fiscalização; Compras e Licitações; Trânsito (Externo); Mini Festival e Atividades Diurnas; Atividades Extra-Recinto; Palcos e Apresentações Internas; Logística e Transporte; Estruturas, Montagem e Desmontagem; e Marketing, Artes e Criação.

Com isso, as equipes já deram início aos preparativos dentro de suas funções e realizarão reuniões periódicas para acompanhar o andamento dos trabalhos a fim de promover um evento que tenha sua importância para a preservação da cultura cada vez mais reconhecido, primando pela representatividade e o intercâmbio cultural.

GRUPOS SELECIONADOS E HOMENAGEADO

Neste ano, com o objetivo de garantir a ampla participação de grupos de todo o país, possibilitando ainda a oportunidade de presença de grupos inéditos em confraternização com grupos tradicionais que fazem parte da história do festival, a Comissão Organizadora abriu período de inscrições para os interessados. O processo de seleção foi concluído e os grupos selecionados já foram informados e confirmados para a participação na 59ª edição.

Desta forma, agora, a partir dos 100 dias que antecedem a festa, a Comissão vai dar início à divulgação dos grupos visitantes que se apresentarão durante o 59º Festival do Folclore, abrilhantando a programação.

No total, cerca de 80 grupos de todo o país se inscreveram, sendo metade deles inéditos, o que demonstra o alcance que a festa mais tradicional de Olímpia tem conquistado. Assim, com base nos critérios estabelecidos, pautados no objetivo de ampliar o reconhecimento do festival e de trazer novidades para a festa, com a máxima diversidade cultural, foram selecionados cerca de 30 grupos visitantes de mais de 15 estados brasileiros, sendo que 40% deles estarão no palco do FEFOL pela primeira vez.

São grupos folclóricos, parafolclóricos e artísticos, de norte a sul do país, das cinco regiões brasileiras, que abrilhantarão a ampla programação do festival, em suas diversas atividades, e serão divulgados no decorrer dos próximos meses para conhecimento do público.

O primeiro deles é o já anunciado Parafusos, de Lagarto, Sergipe, o único do gênero existente no Brasil e que, devido a sua importância cultural e sua forte ligação com o Festival do Folclore de Olímpia e seu idealizador, foi escolhido como grupo homenageado da edição 2023, ilustrando o cartaz oficial da festa, que está sendo produzido.

O grupo reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Sergipe, tem mais de 125 anos de história, fundado por Padre José Saraiva Salomão, e representam a tradição da época dos engenhos, em que os escravos fugiam à noite e furtavam as anáguas das sinhazinhas bordadas com rendas francesas e as utilizavam cobrindo até o pescoço. Assim vestidos, saíam pelas estradas, dando pulos e fazendo assombração, se embrenhavam pelos canaviais e fugiam para os quilombos.

O EVENTO

Reconhecido como Capital Nacional do Folclore (Lei Federal Nº 13.566/2017), o município realiza o Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL com o objetivo de preservar a cultura brasileira, recebendo grupos folclóricos e parafolclóricos de todas as regiões do país, que mostram sua riqueza, costumes e tradições.

Em 2023, a 59ª edição será realizada de 05 a 13 de agosto, com entrada gratuita, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popular Recinto do Folclore, esperando superar o público recorde de 160 mil pessoas registrado em 2022. A programação do festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.

CANAIS OFICIAIS:

http://www.folcloreolimpia.com.br  

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

https://www.youtube.com/c/FolcloreOlímpia

Confira a Comissão do FEFOL publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27), páginas 3 e 4: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MzU1MTAw

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas