31 de dezembro | 2022

Olímpia adquire vagão de 1940 para compor com “Maria Fumaça” na ECO

Compartilhe:

RESGATANDO O PASSADO!
Vagão de madeira de 80 anos, veio de Poços de Caldas – MG e é raro por causa da estrutura.
O vagão que, posteriormente, será totalmente restaurado já está praticamente acoplado à locomotiva “Maria Fumaça”.

DA REDAÇÃO COM LEONARDO CONCON – A locomotiva inglesa de 1892 (Maria Fumaça), que ligou Olímpia ao resto do Brasil, por esse meio de transporte, promovendo o desenvolvimento econômico da região, e que hoje está estacionada na Estação Cultural de Olímpia (ECO, antiga Estação Ferroviária), recebeu na terça-feira (27), uma importante companhia: um vagão de madeira da década de 40.

O vagão foi adquirido em Poços de Caldas (MG), será totalmente restaurado, e fará companhia nos trilhos atrás da Maria Fumaça.

Equipes especializadas de transporte e guindaste estiveram empenhadas até a noite de terça calçando o vagão de 12 toneladas, uma vez que as rodas de ferro ainda serão incorporadas ao conjunto.

Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo prefeito Fernando Cunha, secretários Leandro Gallina (Obras), Priscila Foresti (Turismo e Cultura), e chefe de Gabinete e Diretor de Comunicação Bruno Guzzo e assessores.

PREFEITO CHEGOU A UTILIZAR OS TRENS
QUE SAIAM E CHEGAVAM A OLÍMPIA

Fernando Cunha ressaltou a importância da chegada do vagão de madeira sendo incorporado ao conjunto. “Estamos resgatando a história ferroviária do município, eu e meus irmãos utilizávamos a ferrovia e esse tipo de vagão em nossos deslocamentos”, afirmou.

E complementou: “A ECO se torna cada vez mais completa culturalmente. É um presente de aniversário do primeiro ano da Estação Cultural, inclusive aos olimpienses que podem usufruir desse conjunto o ano todo, ao contrário do turista que fica aqui no máximo quatro dias”, lembrou Fernando.

VAGÃO TEM CERCA DE 80 ANOS
E É CONSIDERADO RARO

O vagão de trem de madeira, com cerca de 80 anos de história, que foi adquirido pelo município e veio de Poços de Caldas-MG, é considerado raro devido a sua estrutura e chega para complementar o complexo cultural e turístico local, preservando a memória da época em que se utilizava o trem como meio de transporte. Trata-se de um carro especial da série A-21, de 1939, da fabricante Companhia Mogyana, com capacidade para 10 lugares.

A aquisição faz parte da nova fase da revitalização da antiga Estação Ferroviária de Olímpia, que é o maior projeto de restauro da cidade. Com a implantação do vagão junto à locomotiva, a intenção é que o espaço receba mesas e cadeiras para proporcionar aos visitantes uma experiência histórica.

OUTRAS OBRAS EM ANDAMENTO NA ECO

Na ocasião, os responsáveis verificaram ainda o andamento das obras da ala gastronômica, iniciadas em setembro, com a construção de um novo espaço coberto em que será implantado um restaurante, área com mesas e cadeiras, paisagismo e toda estrutura necessária. Depois de pronto, o local terá a exploração comercial licitada.

A ECO terá também salas de artesanato e, em uma outra etapa, a construção de um Coreto para diversos eventos e apresentações culturais, completando o complexo, que foi inaugurado há um ano e, neste período, recebeu mais de 16 mil visitantes.

ECO TERÁ INAUGURAÇÕES DE OUTRAS ALAS
NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

“A intenção é até o aniversário da cidade inaugurar o restaurante, a nova ala para eventos e também as salas de artesanatos que já estão prontas. Assim, nós vamos formando o conjunto da segunda fase da nossa antiga Estação Ferroviária, a atual ECO, que, hoje, a gente dá mais um passo e é mais um brinde para a nossa cidade”, declarou o prefeito.

Além da contemplação do próprio prédio restaurado, o público pode apreciar exposições artísticas gratuitamente. A ECO está localizada na Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista, com funcionamento de terça a domingo, das 15h às 21 horas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas