20 de junho | 2010

Novo comandante da PM defende horário para fechar bares

Compartilhe:
Sem especificar se apenas na periferia ou se englobando toda cidade, o novo comandante da 2.ª Companhia da Polícia Militar, de Olímpia, capitão Vinícios Cláuduio Zoppellari (foto), chegou defendendo, entre outras medidas, a determinação de horário para fechamento de bares na cidade. Além disso, não descarta também pedir o estabelecimento do toque de recolher geral, como forma de diminuir a criminalidade.

“Acredito que existam vários outros meios, como regulamentação de horário de fechamento de bares, ações do Conselho Tutelar, do Ministério Público, enfim, uma ação conjunta para que a situação possa ser enfrentada”, justificou Zoppellari.

Ele assumiu o comando da 2ª Cia  de Polícia Militar de Olímpia em substituição a capitã Marililze Scomparin Guedes Furtado, que depois de quase um ano e meio, foi transferida para Bebedouro. Zoppellari atuava na 4ª Companhia de Guaíra.

“Essas mudanças são normais desde o nível de coronel até tenentes, afim de oxigenar e renovar as energias do comandante, para seguir a cartilha do comandante geral, do governador, assim por diante”, declarou.

Não existe tempo de adequação para a transferência: “vim em definitivo para realizar um trabalho em prol da população, já esteve aqui, durante esta semana, o comandante do CPI de Ribeirão, que conversou com o prefeito municipal”.

O comandante explicou que está se inteirando dos fatos e até da possível falta de contingente para atender melhor a necessidade da cidade, mas considera que a companhia local não apresenta um grande desfalque em seu efetivo.

“Isso é normal em todas as cidades do Estado de São Paulo. O comandante geral da Polícia Militar já autorizou seis mil vagas para o ano de 2010 e 4,5 mil para o ano de 2011, que vão contemplar todos os claros existentes em todas as cidades do Estado. Isso vai implementar e melhorar a qualidade do serviço prestado pela Polícia Militar”, justifica.

Ainda sobre a troca de comando, disse que “a capitão Scomparin estava realizando excelente trabalho, vou seguir os passos que ela vinha dando em Olímpia e implementar minha experiência de outras cidades maiores e menores”.

Por exemplo, o projeto de implantar na cidade as câmeras de vigilância. Até porque, esta proposta, explica Zoppellari, “é uma diretriz do comando’. Sobre a Guarda Municipal, ele diz que “em algumas cidades dão certo, em outras não”. A função da GM é a proteção patrimonial dos bens do município.

“Ela não pode atuar em sistema de polícia, então não vai suprir o serviço da Polícia Militar, apenas vai realizar a guarda patrimonial dos bens da prefeitura”.
Competência delegada

Para ele, o que funcionaria melhor para Olímpia é a chamada “competência delegada”, quando os PMs, fora de escala, trabalham para o município, pagos pela prefeitura, que contrataria o policial de folga para prestar este tipo de serviço. “Ele viria dobrar o trabalho para a PM, ao invés de fazer serviço extracorporação – ‘bico’-, estaria trabalhando para o município e sendo remunerado pela prefeitura”.

Zoppellari diz que irá implementar alguns tipos de operações na cidade “para coibir o crime de maneira estratégica, inteligente, abrangendo todas as áreas”. Ele avisa que “o combate à criminalidade vai continuar enérgico”. No trânsito, diz já ter agendada reunião com o secretário Amaury Hernandes, “para tratar a questão de maneira inteligente”.

O comandante quer, principalmente, trabalhar na conscientização da população, no que diz respeito à sinalização de trânsito. Sobre o contingente, disse estar trabalhando para que aumente. Barretos, a cujo comando Olímpia pertence, a partir de agosto começa a formação de 60 policiais, “exclusivamente para a nossa região”. São 19 municípios na jurisdição barretense.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas