15 de setembro | 2024
Nova pesquisa do SBT coloca Geninho na frente com mais de 50% dos votos
AGÊNCIA OFICIAL!
Amostragem trouxe crescimento de todos os candidatos, com Tarcísio sendo o que mais cresceu.
A empresa que realizou a pesquisa é a mesma que conduziu levantamentos nas eleições do atual prefeito e foi responsável pela aplicação da verba de publicidade da prefeitura durante todo o seu mandato.
Na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, foi divulgada uma nova pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Olímpia, que, embora tenha apresentado um ligeiro crescimento de todos os candidatos, não alterou significativamente o quadro em relação à pesquisa anterior, divulgada semanas atrás.
Registrada no TSE sob o número 03039/2024 e contratada pelo SBT Interior, a pesquisa aponta que Geninho Zuliani (União Brasil) continua liderando com 53,5% das intenções de voto, subindo em relação à pesquisa anterior, que o colocava com 50,2%.
Em segundo lugar, aparece Zaccarelli (PSD), que cresceu de 12,5% para 14,5%. O destaque, porém, é Sargento Tarcísio (PL), que apresentou um crescimento expressivo, saltando de 8% em agosto para 12,5% na pesquisa atual, o que o coloca em uma posição mais competitiva na disputa.
TODOS OS CANDIDATOS
MOSTRAM CRESCIMENTO
Márcio Ramos (PT) também registrou um pequeno aumento, passando de 2,7% para 3,8% das intenções de voto. Além disso, houve uma queda significativa nos percentuais de votos brancos e nulos, de 11,3% para 5,5%, e nos eleitores indecisos, que diminuíram de 15,3% para 10,1%. Esses dados indicam uma maior definição do eleitorado conforme a campanha avança.
Na pesquisa anterior, Geninho liderava com 50,2%, seguido por Zaccarelli com 12,5%, Sargento Tarcísio com 8% e Márcio Ramos com 2,7%. Desde então, todos os candidatos mostraram crescimento, com Geninho consolidando ainda mais sua vantagem. O aumento nas intenções de voto de Sargento Tarcísio pode ser um reflexo de uma campanha mais ativa e do apoio de figuras de destaque, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, mencionado em discussões eleitorais.
ENVOLVIMENTO DA SIMFOR
E POLÊMICA DAS PESQUISAS DE 2020
Vale lembrar que a empresa responsável pela realização da pesquisa, a Simfor, foi encarregada da aplicação da verba de publicidade da prefeitura de Olímpia durante todo o governo Cunha e esteve envolvida em controvérsias nas eleições de 2020, quando o prefeito foi reeleito. Naquele ano, uma pesquisa conduzida pela mesma empresa, também contratada pelo SBT Interior, foi alvo de uma decisão judicial que a considerou fraudulenta.
A Justiça Eleitoral da 80ª Zona Eleitoral de Olímpia apontou irregularidades no levantamento, destacando problemas metodológicos e questionando a imparcialidade da Simfor devido à sua proximidade com o então prefeito e candidato à reeleição, Fernando Cunha.
A decisão resultou na suspensão da divulgação da pesquisa, na aplicação de multas e na recomendação de instauração de inquérito para investigar possíveis crimes eleitorais.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!