08 de dezembro | 2008

Natal de Olímpia volta a ter gambiarras de luzes

Compartilhe:

Depois de alguns anos sendo criticadas e em pelo menos um deles ter sido relegada ao esquecimento, as velhas gambiarras de luzes, historicamente utilizadas em grandes eventos, voltam a iluminar as ruas da cidade de Olímpia no período natalino. Pelo menos isso é o que se pode depreender de uma entrevista concedida à imprensa nesta semana, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO), Flávio Vedovato.

Mesmo assim, sem a participação direta da prefeitura municipal. De acordo com ele, a câmara vai repassar cerca de R$ 20 mil para que as gambiarras possam ser instaladas, como costumeiramente acontecia há anos atrás e foi modificado pelo prefeito Carneiro.

"Este ano a gente estava esperando desde junho, vamos conversar, outro dia a gente conversa e tal. Acabaram as eleições e a gente falou vamos fazer! Não, não tem recursos e na semana que passou falei mais uma vez com o prefeito e ele falou não tenho recurso para fazer", declarou a uma emissora de rádio da cidade, o presidente da ACIO.

Segundo ele, depois de falar com o presidente da câmara, vereador Francisco Roque Ruiz, pediu um orçamento dos gastos totais para a instalação ao secretário de Obras e Viação, Gilberto Tonelli Cunha.

2007

No Natal de 2007, segundo o presidente da ACIO, a ornamentação das ruas custou em torno de R$ 35 mil e os enfeites instalados então, foram locados de uma empresa do Estado do Paraná. "Isso pelas informações que obtive do próprio prefeito e do próprio Gilberto", afirmou Vedovato.

Na entrevista que concedeu à Rádio Difusora AM, Vedovato contou que a câmara vai repassar o dinheiro para a prefeitura que, por sua vez, repassará o valor à ACIO. "Do âmbito municipal eu sabia que do executivo não tinha como resolvermos", reclamou.

Horário noturno

Por outro lado, neste ano somente a partir da quarta-feira da próxima semana, dia 10, que as lojas começam a funcionar durante o horário noturno. Afora o horário especial, segundo o presidente da entidade que representa cerca de 440 associados do comércio local, hoje as lojas funcionam no período entre nove horas e 16 horas.

Essa, segundo explicou, é uma situação que ocorre todos os meses no primeiro sábado depois do quinto dia útil, quando a maior parte dos trabalhadores já recebeu seus pagamentos. A finalidade é aproveitar a circulação desse dinheiro.

Entretanto, a partir da quarta-feira, dia 10, as lojas permanecerão abertas entre nove horas e 22 horas. Esse é o horário previsto pelo acordo para o período da semana entre a segunda-feira e a sexta-feira. Nos sábados o horário será das nove horas às 18 horas.

O horário das nove horas às 22 horas está estabelecido para todos os dias de meio de semana, menos para a véspera de Natal, dia 24 de dezembro, que o comércio permanecerá aberto das 9 horas às 18 horas.

Pós-Natal

Por outro lado, no dia 26, o primeiro dia útil depois do Natal, o comércio vai funcionar também em horário diferente, porém, no período das 12 horas às 18 horas. No sábado, dia 27, o comércio funcionará das 9 horas às 12 horas.

O comércio terá horários diferenciados também no primeiro dia útil do ano de 2009. No dia dois de janeiro as lojas abrem suas portas às 12 horas e funcionam até às 18 horas. Já no sábado, dia três, o horário será das nove horas às 13 horas.

O horário, explica Vedovato, tem autorização do Sindicato dos Comerciários de Barretos. Porém, avisa que as empresas têm que validar oficialmente os acordos com seus funcionários. No ano de 2007 o horário noturno teve início a partir do dia 1.º de dezembro.

Prêmios

A partir da quarta-feira da próxima semana, dia 10, o comércio passa a viver oficialmente a promoção: "Um sonho de Natal", com premiação prevista aos consumidores que gastarem no comércio da cidade.

Serão sorteados: duas motocicletas, tv de 29, câmara digital, micro systems, home teater, karaokê, forno elétrico, microondas, DVD (2), liquidificador, batedeira, ferro de passar roupas a vapor (2).

Também no dia 10 acontece a chegada do Papai Noel no comércio de Olímpia, no átrio (meia lua) da Praça da Matriz de São João Batista. Estão previstas apresentações de grupos folclóricos e parafoclóricos da cidade. Atividades na praça acontecerão em pareceria com a Casa do Artesão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas