01 de abril | 2007

Nasceram 10 crianças num só dia na Santa Casa

Compartilhe:

 

Nunca antes havia sido registrado e, segundo a enfermeira Silvana Aparecida Gonçalves de Castro, que estava de serviço o dia 15 de março de 2007, registra um recorde da Santa Casa de Olímpia. O fato registra o nascimento de 10 crianças no mesmo dia, quebrando o recorde do hospital que atende a população de no mínimo seis municípios para estas situações.

De acordo com ela, nasceram nada mais e nada menos que 10 crianças, todas através de cirurgias cesarianas, obrigando, inclusive, ao hospital a convocar ao menos uma funcionária que estava em dia de folga.

Silvana conta que foram cinco meninas e cinco meninos e que foram sete crianças de Olímpia, ma de Cajobi e duas de Severínia.

"Olha, crianças já teve dias de nascer bastante com partos normais e cesarianas, mas nesse dia coincidiu de ser tudo de cesarianas", comentou a enfermeira.

Porém, já teve vários dias em que várias mães deram a luz na Santa Casa de Olímpia. Mas na história da maternidade local nunca tinha chegado a tanto. "Não. Dez assim não", enfatizou.

Mesmo que meio complicado a princípio, Silvana conta que foi possível acomodar todos os bebês no berçário. "A princípio foi meio complicado. Mas aí nós conseguimos acomodá-las porque tinham pessoas do SUS e de convênio médico. Ficaram na maternidade e no setor de convênios. Acomodou todo mundo, mães e crianças", explicou.

A sobrecarga de trabalho foi grande e tiveram que chamar reforço: "Sempre tem gente de folga e precisa chamar alguém para trabalhar, porque a berçarista (funcionária que trabalha no berçário do hospital) acaba ficando para ajudar o pediatra a recepcionar os recém-nascidos".

A preocupação quando nasce uma criança já é grande por causa das orientações que têm que ser dadas às mães: "Ficamos bastante preocupadas quando os nenéns nascem, porque tem que orientar a mãe a respeito da amamentação, o quanto é importante. Tem que ajudar essa mãe na amamentação".

E a quantidade que nasceu no dia 15 fez aumentar todo esse trabalho e preocupação. "Um número grande de recém-nascidos requer um tempo maior para fazer esse tipo de orientação e de cuidados para ensinar a mãe a cuidar do umbigo e amamentar".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas