08 de março | 2023

Mural de arte urbana começa a ser produzido às margens da Avenida Aurora

Compartilhe:

O tema é “Mães D’Água” em homenagem ao folclore.

A Capital Nacional do Folclore, que foi contemplada pelo Proac – Programa de Ação Cultural “Cidade Viva”, por meio de uma parceria do Grupo Tereos com o Governo do Estado de São Paulo, começou a receber, na manhã de quarta-feira (08), às margens do Córrego Olhos D’Água, na Avenida Aurora Forti Neves, a criação de mais um ponto cultural para visitação de moradores e turistas da Estância Turística de Olímpia.

O mural de arte urbana com o tema “Mães D’Água” revelará no grafite, uma forma de arte contemporânea conhecida por pinturas e desenhos feitos em muros e paredes públicas, imagens da sereia Iara, lenda do folclore brasileiro, como expressão artística para aproximar o público e levar mais cultura para o dia a dia da população com intervenções artísticas urbanas, criativas e populares.

A obra, assinada pelo artista paulistano, comunicador visual e design gráfico Diego Dgoh, que possui painéis de artes em mais de 15 países, com grafites inclusive para campanhas da marca Nike e C&A, foi discutida e apresentada através do conceito de Arte Urbana em uma roda de conversa no Coreto da Praça Rui Barbosa, na manhã de terça-feira (07), e na palestra “Arte Urbana, cultura e o impacto na comunidade”, na terça à noite, na Casa da Cultura.

Na ação, o artista destacou a participação dos grafiteiros Bess, de Belo Horizonte, e Will, de São José do Rio Preto, que ajudarão no desenvolvimento do mural.

Nos dois eventos, os participantes puderam conhecer os pilares da arte urbana, a influência do Hip Hop, da música, das pinturas e expressões para desenvolvimento dos painéis nos grandes centros.

O artista também ouviu profissionais da rede municipal de ensino, historiadores, músicos, artistas locais e representantes da comunidade sobre a importância da arte urbana no cenário olimpiense, que tanto se destaca na cultura nacional.

O projeto “Olímpia Viva” tem a previsão de ser finalizado ainda este mês, nas margens do Córrego Olhos D’Água, próximo ao letreiro “Eu amo Olímpia”, na Avenida Aurora Forti Neves, entre as ruas Durval Brito e Miguel Said Aidar, em um evento que reunirá autoridades, DJ, artistas, população e convidados com música e distribuição de algodão-doce pela Usina Guarani.

A ação tem patrocínio da Tereos e apoio da Prefeitura institucional, por meio da secretaria de Turismo e Cultura.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas