22 de junho | 2009

Mudança na cobrança do DAEMO pode gerar prejuízos a consumidor

Compartilhe:

As alterações estabelecidas pelo superintendente geral do DAEMO (Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia), Valter José Trindade, modificando o sistema de leituras e o prazo de vencimento das contas, poderá acarretar prejuízo aos consumidores, que deverão ficar atentos aos valores apresentados para pagamentos. Pelo menos isso é o que se depreende das explicações do diretor. Durante uma entrevista.

Porém, embora negue a possibilidade, o diretor se coloca à disposição dos consumidores que se sentirem prejudicados por causa da alteração. “Quando alguém que se sentir prejudicado pode ir ao DAEMO que ele vai entrar na escala normal. O cliente não pode ser penalizado”, afirmou.

“Nesses casos o DAEMO está orientado para acertar. Não queremos trazer prejuízos para os clientes. Pelo contrário estamos querendo colaborar. Toda mudança tem causado certos problemas, mas estamos fazendo isso que é para melhorar. Até o final do ano vamos resolver tudo isso”, reforçou.

De acordo com a nova proposta, as leituras que eram realizadas nos primeiros10 dias de cada mês, foram equacionados e distribuídas para acontecer em todos os dias úteis de cada mês. “Estamos racionalizando o trabalho”, enfatizou.

Ocorre que durante 30 dias a pessoa gasta determinada quantidade de água. Se aumentar o período, vai gastar mais quantidade de metros cúbicos e pode passar a tabela progressiva estabelecida para cobrar o consumo.

O diretor informou que dividiu a cidade em 20 setores. “Todos os meses do ano tem no mínimo 22 dias úteis. Então, vamos fazer as leituras somente nos dias úteis. Poderá ter alguma alteração de período no consumo da leitura. Mas se ele paga 30 a 40 dias num mês, acho que não vai alterar nada”, explicou.

Trindade justifica que na forma atual, funcionários da leitura trabalham 10 dias e ficam 20 parados. Com a modificação e a redução para cinco pessoas trabalhando na leitura de consumo, vai diminuir o custo da água tratada.

“É uma forma de customizar a água o mais barato possível para não precisar aumentar a tarifa. Essa foi uma decisão que tomamos e é muito clara para a gente mostrar isso com números, que é vantajoso para o cliente. Vamos ter transtornos agora nessa primeira leitura, mas no futuro ele vai receber menos reajuste de tarifa”, acrescentou.

Vencimentos
Outra alteração anunciada foi a diminuição do prazo de vencimento das contas. A partir da reformulação o cliente terá 10 dias para pagar. Em contra-partida anuncia a diminuição da multa cobrada pelo atraso de pagamento de 10% para apenas 2%.

“Nós reduzimos em 21% os juros das contas, mas nós reduzimos esse prazo. O cliente pode perceber que cada mês serão cinco dias a menos de vencimento, até nós chegarmos nos 10 dias”, explicou.

Esse sistema, na avaliação do diretor, melhora para as pessoas que têm casas de aluguel. Neste caso, quando alugava o imóvel e o inquilino entrava, a leitura era feita depois de 30 dias. Depois mais 30 dias para vencer e, no caso a portaria reza que tem que dar mais 30 dias para cortar.

“Aí ele (inquilino) vai embora e deixa quatro contas atrasadas, dentro da lei sem sofrer o corte. A gente reduzindo esse prazo, comprimindo nesse período, nós vamos ter no máximo três contas. Facilita a situação para as pessoas que têm imóveis de locação. Não vai ficar esses débitos enormes que há nas casas”, justificou.

Porém, a alteração completa do prazo de vencimento vai acontecer gradualmente até o final do ano de 2009. “Até o final do ano a gente vai conseguir fazer a leitura, entregar a conta e dar 10 dias de prazo. Não pagou, mais 30 dias de prazo. Não pagou a gente vai cortar”. Quer dizer, quando entrar na terceira conta o corte do fornecimento será realizado.

Antes
De acordo com o diretor, antes os funcionários do setor tinham que fazer as leituras de 16 mil ligações no prazo de 10 dias. “Concentrava nesse período e tinha que contratar mais pessoas. Nós pegamos o sistema de Olímpia e dividimos de 20 dias úteis. Antes, nesses 10 dias eles tinham que fazer leitura nos sábados, feriados, domingo, para fazer nesse período. Isso onera o sistema com horas extras”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas