14 de outubro | 2014

MPF recomenda fechamento de área do “cemitério” Maranata

Compartilhe:

A situação de abandono do sítio arqueológico, conhecido como Cemitério Maranata, localizado ao lado do Jardim Hélio Cazarini, (Cohab III), na zona sul de Olímpia, já denunciado pela Folha da Região, está sendo objeto de atenção do Ministério Público Federal (MPF) em São José do Rio Preto.

A procuradora federal Anna Flávia Cavalcanti Ugatti recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a delimitação e o fechamento do local com cercas.

De acordo com o jornal Diário da Região, de Rio Preto, em conjunto com a prefeitura, o órgão deverá sinalizar a área com placas impedindo a entrada de pessoas não autorizadas. O MPF pode entrar com ação civil pública visando a reparação dos danos já sofridos pelo patrimônio.

A prefeitura deve ainda providenciar vigilância. Também foi recomendada a elaboração de projeto para o resgate das peças ainda existentes no sítio.

Como se sabe, um cemitério indígena com restos de urnas funerárias de cerâmica e marcas de ocupação por grupos indígenas pré-coloniais virou pista de MotoCross.

No entanto, quando não está ocupada pelas motocicletas, a área é usada como pasto pelo gado. Nesse território, povos indígenas viveram entre mil e dois mil anos atrás.

No entanto, segundo o jornal, até a tarde da sexta-feira, dia 10, o Iphan não tinha sido notificado. Já a Prefeitura Municipal, também segundo o jornal, teria informado que se manifestará no prazo de dez dias estipulado pelo MPF.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas