25 de outubro | 2010

MPF investiga desaparecimento de peixes nos rios da região desde maio

Compartilhe:
 
Desde o mês de maio deste ano que o procurador da República, Álvaro Stipp (foto), do Ministério Público Federal (MPF), de São José do Rio Preto, está investigando o desaparecimento de 11 espécies de peixes, conforme estudo divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.


Para tanto, segundo reportagem do Diário da Região, instaurou inquérito civil para apurar as causas. “Vou ouvir especialistas para analisar ações que podem ser feitas para minimizar os danos causados aos peixes”, disse Stipp ao jornal.


Entre as espécies ameaçadas, sete têm valor comercial, entre eles o pacu-prata, o surubim-pintado, o mandi e o jaú. Outras três, dourado, tabarana e cascudinho-de-Marapoama, são classificadas como “quase ameaçadas” e uma é considerada extinta na natureza, o pirapitinga-do-Paraná. De acordo com ictiologistas (especialista no estudo dos peixes), as espécies são vítimas da pesca predatória, da poluição das águas pelo esgoto e da construção de usinas hidrelétricas, cujas barragens bloquearam a migração dos peixes para a desova.


Um dos pontos que serão estudados pelo procurador no inquérito é a construção de escadas nas barragens das usinas hidrelétricas de Promissão, em Ubarana, e Marimbondo, em Icém. “Caso as escadas sejam necessárias, vamos ingressar com ação civil pública para que as concessionárias construam esses mecanismos”, avisou. Porém, nada foi divulgado ainda a respeito.


O MPF também pretende verificar a situação de falsos pescadores profissionais, cuja pesca predatória, acima da capacidade de reprodução dos peixes, é um dos motivos da extinção, conforme os especialistas.


O Dourado, espécie que era peculiar no rio Cachoeirinha, está entre os listados no Livro Vermelho, publicado em maio pela Secretaria de Meio Ambiente.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas