03 de abril | 2011

MP apura insuficiência de horários da Itamarati para R. Preto

Compartilhe:
 
O Ministério Público de Olímpia, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, está apurando uma possível insuficiência de horário de viagens da empresa Expresso Itamarati, com destino a São José do Rio Preto. Para tanto, foi instaurado um Inquérito Civil tomando por base um abaixo-assinado apresentado por 151 usuários da empresa.


O fato chegou ao conhecimento da reportagem desta Folha através de ofício datado de 23 de março, encaminhado pelo promotor público André Luiz Nogueira da Cunha, então substituindo o promotor José Mário Rossetto Leite.


De acordo com o ofício, o inquérito civil número 14.0355.0000131/2011-8, visa a “apuração de fato relativo à insuficiência de horários para atendimento das necessidades da população da linha Olímpia/São José do Rio Preto e vice-versa, notadamente para as pessoas que usam o transporte coletivo para trabalhar na cidade de São José do Rio Preto”.


ABAIXO ASSINADO


De acordo com a justificativa do abaixo-assinado, os usuários, que precisam entrar em seus locais de trabalho às sete horas da manhã, nunca conseguem cumprir seus horários porque o primeiro sai de Olímpia em direção a Rio Preto somente por volta das 6h50, grande parte deles necessitando ainda utilizar-se do transporte da Viação Santa Luzia, que presta o serviço de transporte urbano naquela cidade, para completarem suas viagens, tendo sempre prejuízos financeiros, inclusive.


Enquanto isso, os usuários reclamam que, no caso de moradores de Guapiaçu, cidade muito mais próxima de Rio Preto, tem sua primeira viagem às 5h20. Além disso, as viagens ocorrem em espaços de 10 minutos entre uma e outra.


Fica claro, segundo ressaltam na justificativa entregue ao Ministério Público, que os usuários de Olímpia não exigem tratamento idêntico, ou seja, não exigem que a cada 10 minutos saia uma nova viagem em direção a Rio Preto, mas a compreensão de que também necessitam chegar mais cedo naquela cidade.


PROBLEMAS NA VOLTA


Mas os problemas ocorrem também no final do dia de trabalho, quando querem e precisam, muitas vezes até para poderem estudar, retornar para Olímpia com mais tranquilidade.


Se a pessoa perder o horário das 18h15, que sai da estação rodoviária em direção a Olímpia, resta somente o horário subsequente, previsto para as 22h40.


Na justificativa os usuários relatam que até dia 11 de janeiro deste ano eles ainda contavam com o horário das 18h45, da Viação Andorinha, mas que, provavelmente por ação da Itamarati junto à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo), perderam essa opção, porque a concessão para a Itamarati não permite que a Andorinha, ao menos nesse horário, transporte passageiros de Rio Preto até Olímpia. Para a volta, os usuários olimpienses estão sugerindo outros horários além das 18h15, como 19 horas, 20h30 e 21h30.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas