31 de dezembro | 2022

Moradores contam como foi 2022 e o que esperar de 2023

Compartilhe:

2022 e 2023!
Professores, advogado, sindicalistas, comerciante, padre e vereador.

A Folha da Região ouviu neste final de dezembro 09 moradores de Olímpia para saber o que eles acharam do ano que se finda e o que esperam de 2023. Além do prefeito, que foi entrevistado no programa Cidade em Detaque, também foram ouvidas outras oito pessoas representativas da sociedade local.

Para presidente da OAB local o ano
foi conturbado e 2023 não será fácil

Para o presidente da 74ª subseção de Olímpia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Danilo Eduardo Melotti, o ano de 2022 não foi fácil por duas razões principais: a pandemia e o clima de polarização política. Para 2023, ele também não acredita que a situação deverá ser muito mais fácil, mas espera continuar contribuindo através de sua entidade para o fortalecimento da cidadania e o engrandecimento da democracia.

Danilo contou que começou o ano ainda muito impactado pela pandemia e na sua profissão isso foi muito significativo, em razão da cessação da maioria das atividades presenciais.

“Tivemos que nos adaptar a um novo modelo de comunicação com os profissionais, com o judiciário, com realização de audiências virtuais e isso veio se mantendo. Acredito que essa situação trouxe alguns benefícios que serão permanentes. Embora já exista determinação do Conselho Nacional de Justiça para que as audiências voltem a ser presenciais, acredito que nós teremos um modelo híbrido de atuação”, explicou.

PROCESSO ELEITORAL
MUITO CONTURBADO

Segundo o advogado, o outro ponto crucial do ano que se finda foi o processo eleitoral muito conturbado, que colocou pessoas contra pessoas de uma maneira geral e na advocacia não foi diferente. “Por sermos formadores de opinião e em razão de a OAB ter como uma de suas premissas a defesa da democracia, muitas vezes foi colocada em cheque por abusos de ambas as partes”, afirmou.

E continuou: “Houve uma linha muito tênue entre liberdade de expressão e abuso de direito de manifestação. Enfim, isso colocou os colegas também em posicionamentos contrários. Mas penso que o saldo disso é positivo. A gente ainda vê muita tensão, mas creio que todos esses processos contribuem para o fortalecimento da própria democracia, a politização da população. A OAB reconhece seu papel nesse processo e se coloca a disposição sempre para defesa dos valores cidadãos”.

TRILHAR CAMINHO NORTEADO
PELA DEFESA DA CIDADANIA

Sobre o trabalho da OAB local nesse sentido, o advogado explicou que é feito, seja da assistência judiciária, em convênio com a defensoria, seja por meio de palestras, boa parte aberta ao público, como as que foram realizas esse ano e até diz que gostaria de intensificar este ano.

“Através de nossas comissões conseguimos participar de algum evento também da prefeitura e é nesse caminho que a gente pretende continuar trilhando. Nessa integração com a população, sempre norteados pela defesa da cidadania” disse.

VÁRIOS DESAFIOS TERÃO
QUE SER ENFRENTADOS EM 2022

Já sobre o próximo ano, Danilo Melotti acredita que não vai ser um ano tranquilo, longe disso. “Temos vários desafios e espero que todos sejam enfrentados dentro dos limites da humanidade do respeito ao próximo, sempre pensando na constituição de uma sociedade melhor”.

E enfatiza: “Eu tenho minhas preferências, você tem as suas, mas principalmente do ponto de vista institucional, não tem outro pensamento que deve nortear que não seja o bem estar social e a evolução social. Então, é isso que a gente espera, que respeitando o próximo, a gente consiga trabalhar em prol da sociedade. Um Ano Novo abençoado para todos”, concluiu.

 

Presidente da ACIO acredita que
comércio local cresceu em 2022

Para o presidente da ACIO – Associação Comercial e Industrial de Olímpia, Flávio Vedovato, para o mundo empresarial a economia não fluiu do jeito que queriam, mas aconteceu uma retomada a passos lentos.

Segundo ele, foi um ano de superação. “Foram vários desafios diários que a comunidade empresarial de Olímpia teve que se nortear. Nós chegamos a uma retomada, entre aspas, que ainda acontece a passos lentos. Porém, isso é segmentado. Alguns setores da nossa economia, como o varejo de roupas e calçados ainda está acontecendo a passos lentos; eletrodomésticos já deu um “up”; material de construção está acontecendo; medicamentos também está acontecendo; setor supermercadista também, agora, no geral não foi tão rápido como a gente queria”, disse.

INTERAÇÃO DO CONSUMIDOR

Para Vedovato, no entanto, uma melhora razoável foi experimentada nas duas semanas que antecederam o Natal, pois é nessa época que acontece o aquecimento das vendas e a interação do consumidor. “Ele vai ao comércio fazer suas compras e depositar a sua segunda parcela do 13º. Nós tivemos este ano um aquecimento nas vendas em quase 15%, então é fator que chama atenção porque no ano passado não estava acontecendo ainda, foi gradual”, comparou.

E complementou: “Esse ano nós já abrimos as lojas normalmente, os eventos culturais, os eventos turísticos que aconteceram na nossa cidade, isso também nos levou a esse consumo. O próprio comportamento do consumidor reflete nas vendas. A Associação Comercial com uma campanha de premiação dos consumidores, o jantar empresarial com quase 350 comerciantes, a iluminação com iniciativa dos comerciantes com parceria da Associação Comercial, com apoio da prefeitura. Essa integração e essa interação é de suma importância, essa união acredito que tem que ser notória, ser cotidiana para tudo dar certo, ninguém faz nada sozinho”.

PANDEMIA NUM PARÂMETRO MENOR

Já sobre a perspectiva para o próximo ano, o presidente da ACIO, afirmou: “Cada vez mais nós temos a consciência de que a pandemia existe num parâmetro menor, porém temos que ter toda a consciência de fazermos a higienização, o distanciamento e a vacina. Se nós temos toda essa nova liberdade é graças a vacina. Então, em 2023 espero que a gente supere todos os desafios de 2022 e que tenha mais prosperidade, mais união entre a categoria empresarial. Que no próximo ano, Deus e o Espírito Santo que está sempre nos abençoando e que abençoe todos os lares de Olímpia”, finalizou.

 

Presidente do SSPMO diz
que 2022 é para esquecer

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia (SSPMO), para a categoria que representa, 2022 é um ano para ser esquecido. “Para nós, servidores públicos, o ano de 2022 foi um ano custoso, difícil. Enfrentamos todos os tipos de dificuldades. A pandemia atingiu a categoria de maneira muito forte, nas exigências, no trabalho que ficou difícil e até no corte de benefícios. Então, nós penamos, passamos um ano muito difícil. Infelizmente, 2022 é um ano para esquecer. Tentar ver se melhora de agora pra frente”.

Sobre possíveis pontos positivos o sindicalista acredita que a única coisa a ser ressaltada foi a prestação do serviço à população. “Foi demonstrado que realmente o serviço público é essencial para toda a população. Na educação, na saúde, em todos os seguimentos. Nós somos essenciais para a manutenção do desenvolvimento e dos serviços na cidade”, pontuou.

Buzzo, no entanto, ressalta que para 2023 tem muita esperança de que as coisas possam melhorar. “Eu sempre fui muito esperançoso. Espero que seja feita uma revisão, principalmente no nível do governo federal na reforma da previdência e na reforma trabalhista, de onde foram retirados muitos direitos, muitos benefícios, que nós servidores e o trabalhador contribuíram a vida inteira e foi retirado em uma canetada.

No nível municipal o sindicalista espera que haja mais diálogo, mais respeito com o servidor público, o que acredita infelizmente que vem faltando hoje. “E quero agradecer o apoio que nós tivemos por parte de toda a imprensa e do trabalhador para manter nossa entidade”.

 

Professor da rede estadual acredita
que reconstrução continua em 2023

O professor da rede estadual de ensino, João Ricardo Tauyr Vicente, entende que 2022 foi uma ano muito difícil em razão do estrago provocado pela pandemia no alunado e que 2023 ainda será de reconstrução desta situação jamais vista na educação.

Para ele, 2022 foi um ano de retorno. “Nós tivemos dois anos de pandemia, com os alunos praticamente fora da escola, apesar de muitos ainda terem encarado as atividades remotas. Portanto, foi muito difícil e o trabalho de retomada muito cansativo para todo mundo. A gente recuperou muita coisa, mas acho que ainda vai tempo”, afirmou.

E continuou: “Eu acho que em 2023 vai demorar um pouquinho ainda para recuperar. Aos poucos a gente foi reconstruindo. Foi uma reconstrução e uma grande retomada. Houve muita mudança. As escolas de período integral, por exemplo, foram um aprendizado para todos os segmentos”.

João Ricardo Tauyr Vicente acredita que 2023 será um outro ano de retomada. “E com um diferencial, pois esse último governo do estado, incrementou a parte da tecnologia. Essa parte foi muito bem feita. Mas em termos humanos, de qualidade, de professor, do ser humano, foi péssimo! Foi um ataque a categoria. Então, espera-se que esse novo governo mude muita coisa”, destacou.

“Investiu-se muito em tecnologia, mas o ser humano, o professor, o homem que está ali, ficou para trás. Precisa valorizar essas pessoas”, explicou.

Tauyr Vicente complementou: “A esperança é que vai melhorar, que possa ser valorizado o ser humano. O professor não é qualquer um, ele é um ser humano que está ali e muitas vezes está largando a sua família para a dedicação exclusiva e trabalhando muito”.

E concluiu: “Hoje a maioria dos alunos infelizmente não vê a escola como algo que possa ser transformador e é isso que a gente luta. O processo só vai se consolidar quando esse aluno entender que ali dentro ele tem a possibilidade de transformar a vida dele. E é isso que a gente espera”.

 

Secretária entende que a tecnologia deve
ajudar regredir defasagem de aprendizado

A secretária da Educação, Maria Cláudia Vanti Luizon Padilha, entende que em 2022 a Educação Municipal trabalhou muito para minimizar os efeitos nefastos de dois anos de pandemia na aprendizagem das crianças da educação infantil e os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental de Olímpia.

No entanto, dá a entender que em 2023 o trabalho continuará intenso no sentido de recuperar o alunado e para isso vai contar com a tecnologia que está sendo implantada nas escolas locais para ajudar no trabalho de recuperação dos anos de prejuízo por causa da covid-19.

Maria Cláudia disse que 2022 foi um ano bastante difícil, de retomada. “Nós tivemos dois anos de pandemia que os nossos alunos ficaram em casa. O nosso foco agora é o aluno que está dentro da sala de aula. Nós precisamos recuperar esse aluno, o mais rápido possível”, explicou.

PRESENÇA DO PROFESSOR
É IMPRESCINDÍVEL

A secretária destaca também que embora no período da pandemia os professores tenham trabalhado muito, mas remotamente, através das redes sociais e dos canais digitais, o aluno acabou ficando defasado porque a pandemia veio mostrar que o professor é imprescindível para o aluno.

“A tecnologia está aí. Nós temos que usá-la, mas o professor precisa ser esse mediador. O professor trabalhou muito na pandemia e se não fosse esse trabalho remoto a situação seria muito pior”, afirmou.

A secretária da Educação explica que a lição que fica de tudo isso é que é preciso investir cada vez mais em tecnologia. “Este ano nós já começamos e em 2023 vamos avançar mais ainda. Tem os tabletes nas escolas no fundamental, tanto para professores quanto para os alunos. Agora adquirimos as mesinhas digitais para a educação infantil”, destacou.

REFORÇOS DE APRENDIZAGEM

Mas, além da tecnologia, a educação municipal, também trabalhou com os chamados “reforços” nas escolas, tudo para ajudar o aluno a diminuir essa defasagem. “Conseguimos muito em 2022, mas para 2023 pretendemos fazer muito mais para conseguir diminuir os efeitos negativos da pandemia e elevar o nível de aprendizado para patamares superiores do que se via no passado, com o auxílio da tecnologia que nos deixará preparados também para o caso de um novo período negativo destes possa voltar a surgir”.

Para 2023 a secretária anuncia parquinhos para a pré-escola, para creche, para trabalhar o lado lúdico da criança. “Da mesma forma, reformamos algumas unidades escolares, abrimos vagas para creche de período integral; o Maranata que vai funcionar no novo ano e que vamos oferecer o período integral. Mas vamos reformar outras creches também para transformá-las em período integral”.

CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES

Maria Cláudia destaca ainda a creche noturna para atender aquela mãe e o pai que trabalham no período noturno, até as 23h30 da noite. “Os uniformes para 2023 já foram licitados e se Deus quiser em fevereiro já chegam para o nosso aluno. Os materiais escolares nós estamos licitando, creio que também vai dar tempo de estar nas mãos dos alunos, assim que iniciar as aulas”, concluiu.

Outro ponto importante e que vai ter bastante ênfase em 2023, de acordo com a secretária da Educação é a capacitação dos professores. “Esperamos que 2023 seja muito feliz, muito produtivo”, comemorou.

 

Padre acredita que 2022 foi cheio
de graças, bênçãos e realizações

Para o pároco da igreja Matriz de São João Batista, Padre Antônio Marcos Viaro, 2022 termina com um saldo bastante positivo de graças, bênção e realizações.

“Nós saímos de uma pandemia onde o povo começou a voltar para as igrejas, poder participar mais ativamente das celebrações e também foi um momento muito especial porque as paróquias conseguiram realizar seus eventos, fazendo com que toda a dinâmica da igreja pudesse retornar ao normal”.

Para 2023 a esperança do padre é de um ano cheio de paz. “Nós estamos tendo uma nova dinâmica no governo nacional e que olha de um modo especial para as pessoas carentes e necessitadas, que nos ajuda a ser um instrumento da graça de Deus”, afirmou.

E continuou: “O ano de 2023, tenho certeza, será maravilhoso. Mas depende de cada um de nós. Nós não devemos ficar de braços cruzados, mas ser sim protagonistas daquilo que nós buscamos. E com fé, com esperança e com caridade, a realização deste ano de 2023 será maravilhosa para todos”.

O Padre Antônio Marcos Viaro entende que a caridade e os projetos sociais são importantes para a sociedade. “Neste período de pandemia, o que me surpreendeu foi principalmente a caridade do povo. Na nossa paróquia nós conseguimos atender mais de 120 famílias durante dois anos, com cestas básicas, através dos Vicentinos. Isso só foi possível graças a caridade do povo. E esse trabalho continua. Então, o povo despertou para esta necessidade”, disse.

Para o padre, a caridade é aquilo que aproxima as pessoas de Deus, tornando todos irmãos e irmãs. “É um exercício de ser cristão e, acima de tudo, um compromisso com o Reino de Deus. Os paroquianos da paróquia São João Batista de Olímpia estão de parabéns, porque eles fizeram um grande esmero todo esse período de pandemia e continuam fazendo. Espero contar com a generosidade de todos neste ano de 2023”, enfatizou.

Concluindo, o pároco entende que, acima de tudo, é preciso ajudar as pessoas carentes. “Cristo nasceu numa manjedoura, não em um palácio. Foi num lugar simples, humilde. Foi acolhido entre os animais. Que em 2023 possamos ser instrumento desta graça, deste amor de Deus, que conta com cada um de nós”.

 

Barrera cita o projeto que prioriza mulheres
vítimas de violência como destaque de 2022

Para o vereador Renato Barrera Sobrinho, que será o presidente do legislativo local no próximo biênio, a avaliação que faz de 2022 é positiva no aspecto pessoal. “Eu fiz vários projetos voltados para os bairros, para a população que são de expressividade, e que vem ajudar no dia a dia. Por exemplo, existe um projeto hoje de cota de casa popular quando houver construção de casas populares priorizando mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou.

Barrera explicou que na sua experiência de policial militar, quando ia atender a ocorrência de alguém que havia sofrido agressão do marido sempre presenciava uma situação triste. Ai, quando voltava semanas depois a mesma pessoa havia sofrido agressão novamente. Um mês depois, a mesma coisa. Ao perguntar para várias, porque continuavam na situação, sempre respondiam que se largassem o marido não tinham para onde ir. “Pensando nisso que entrei com esse projeto e hoje já é uma realidade”.

Ele cita também vários outros projetos que apresentou durante o ano para exemplificar que 2022 foi muito bom para ele. “São vários projetos voltados para a população que tenho a visão de que são positivos sempre foram buscando o bem coletivo”, enfatizou.

No âmbito político também entende como positivo o ano que está terminando. “Foram alguns desencontros, desinformações que é natural acontecer. Nós tivemos eleições para deputados, cada um buscando o seu deputado para que isso venha trazer frutos no futuro para Olímpia. Nada é 100%, mas uma grande porcentagem de tudo que foi buscado politicamente foi positivo no nível de Olímpia”.

Para 2023, o vereador, que vai dirigir a Câmara nos próximos dois anos, afirma que existem algumas ações pré-definidas como a construção de um espaço físico para acomodar os vereadores da próxima gestão e dar um prosseguimento nas ações da Câmara, tentando trabalhar em harmonia. O resultado disso tudo é sempre buscar o resultado positivo para a coletividade.

 

Para trabalhadores rurais 2022
foi razoável e 2023 será melhor

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olímpia, Sérgio Luiz Sanches, acredita que 2022, embora a situação climática não tenha ajudado em razão da produção reduzida principalmente no setor canavieiro, os trabalhadores no campo conseguiram atingir seu objetivo.

Embora em condições adversas, as empresas conseguiram finalizar as safras e não houve grandes perdas de emprego no setor. Em relação aos anos anteriores foi melhor.

Para 2023 o sindicalista torce para que melhore muito mais. “Acredito que a gente possa ter um período melhor na questão setor canavieiro. No setor da citricultura tivemos um ano bom, inclusive com oferta de emprego e falta de mão de obra. Até com algumas empresas procurando junto ao sindicato para poder formar turmas, demonstrando certa dificuldade, principalmente em Olímpia”, destacou.

Segundo Sanches, a cidade evoluiu no turismo e a mão de obra para campo diminuiu bastante. “Antes sobrar do que faltar emprego. Na parte da agricultura só não trabalhou mesmo quem não quis”, destacou.

E concluiu: “Acho que a gente está vivendo um momento bom e provavelmente no ano que vem vamos conseguir melhorar mais o nosso quadro na área da agricultura, devido as reformulações de plantação de cana, da citricultura”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas