30 de setembro | 2018

Morador de Severínia planta hortifrútis em espaço público e distribui gratuitamente para a população

Compartilhe:

DA REDAÇÃO COM NOSSO CAMPO E TVTEM

Um aposentado morador de Severínia foi tema de reportagem do programa “Nosso Campo” exibido pela TVTem, afiliada da TV Globo em São José do Rio preto, pelo trabalho i­nusitado de aproveitar um terreno da prefeitura que antes estava abandonado e tê-lo transformado em um verdadeiro canteiro de hortifrútis cuja produção é distribuída gratuitamente para a população daquela cidade.

De um lado, horta. Do outro, pomar. E é só entrar e colher, sem pagar nada. Este espaço fica em Seve­rínia, SP. O terreno da prefeitura, que antes estava abandonado, virou terra produtiva para cultivo de frutas, legumes e verduras.

A dona de casa Maria de Lourdes Santos diz que gosta de visitar a horta pa­ra pegar pimenta, jiló e a­bobrinha. Já a dona de ca­sa Maria Lúcia Teixeira gos­ta de passar na horta cedinho para escolher o que vai usar no almoço.

A plantação tem muita variedade. Também dá para colher goiaba, romã, acerola, pimenta, cheiro verde, tomate e morango. O aposentado Bionir Bar­bareli foi quem transformou o lugar. Mas essa mudança só foi possível porque o município tem uma lei que permite aos moradores cuidarem de áreas verdes.

Bionir tem muito trabalho o dia todo para deixar tudo em ordem. É preciso adubar, molhar as plantas, aparar as árvores e cultivar. Ele, que fica todo orgulhoso quando as pessoas sa­em com as sacolas cheias de produtos, diz que gostaria que mais áreas assim fossem aproveitadas na cidade.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas