29 de janeiro | 2023

Morador de Olímpia preso em Brasília pode ser transferido ou solto nos próximos dias

Compartilhe:

PODE SAIR!
Embora apareça na lista dos que tiveram preventiva decretada, olimpiense também figura na de liberados. Juíza pediu a transferência de presos do Distrito Federal para Estados de origem. Jonatas também aparece em lista de pessoas que aguardam antecedentes criminais para serem colocadas em liberdade.


O jovem ultradireitista de Olímpia, Jonatas Henrique Pimenta, que foi preso em flagrante em Brasília participando dos atos terroristas que praticamente destruíram as sedes dos três poderes em Brasília, embora tenha figurado na relação dos que tiveram a prisão preventiva decretada, também está na lista publicada na tarde de sexta-feira pelo site de notícias UOL dos presos que deverão ser soltos para responder ao processo em liberdade.

A juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, pediu a transferência de presos no Distrito Federal, em atos golpistas do dia 8/1, para os estados de origem.

Ela encaminhou o ofício nesta quinta-feira (26) ao desembargador José Cruz Macedo, argumentando que o objetivo da transferência seria amenizar os impactos causados pelo incremento repentino dessa quantidade de pessoas na população carcerária de Brasília. Além de proporcionar contato deles com seus familiares e amigos, nos termos da legislação vigente.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concluiu as análises das audiências de custódia de 1.406 detidos em Brasília após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

LIBERDADE PROVISÓRIA
COM RESTRIÇÕES

Quase mil presos. Do total, 942 pessoas ficarão presas preventivamente nos presídios da Papuda (homens) e Colmeia (mulheres). Outras 464 obtiveram liberdade provisória e devem cumprir medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica e não podem conversar com outros investigados, nem atuar nas redes sociais.

As prisões preventivas não têm prazo de encerramento, mas devem ser reavaliadas a cada 90 dias por Alexandre de Moraes. Dentre os crimes evidenciados, o ministro apontou indícios de: atos terroristas; associação criminosa; abolição violenta do estado democrático de direito; golpe de Estado; perseguição; incitação ao crime.

O STF divulgou na semana passada os nomes das 200 pessoas presas por envolvimento nos atos antidemocráticos que depredaram Brasília, e que foram liberadas.

Segundo a OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal), “a efetiva soltura de pessoas relacionadas nesta lista depende de verificação de existência de mandados de prisão expedidos contra elas”.

Embora também tivesse figurado na lista dos que tiveram a prisão preventiva decretada, o nome do morador de Olímpia, Jonatas Henrique Pimenta, também figura nesta lista de pessoas que devem ser colocadas em liberdade, divulgada pelo site UOL na tarde de sexta-feira.

COMO É O DIA A DIA NA PAPUDA

Reportagem publicada na quinta-feira, 19, pelo Estadão revelou os detalhes da rotina dos golpistas desde que chegaram às dependências do Complexo Penitenciário da Papuda, no caso dos homens, e da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a “Colmeia”, destinada às mulheres.

As celas, que costumam ter, em média, oito camas, estão cheias e não há espaço para todos. No presídio feminino há celas com o dobro da capacidade: até 16 mulheres no mesmo espaço. No masculino, algumas têm 22 homens. O jeito é lançar o colchão fino no chão e procurar algum canto para se acomodar.

O dia a dia inclui banhos de chuveiro frio, noites sobre um colchão fino lançado no chão e o mau cheiro que escapa dos banheiros, com “vasos turcos” no chão, um buraco no solo que obriga o preso a ficar de cócoras para utilizá-lo.

PEDIDOS DE TRANSFERÊNCIA
PRECISAM DE ESQUEMA
DE TRANSPORTE PARA SE EFETIVAR

Os pedidos de transferência já são uma realidade no sistema prisional e o volume atual de solicitações que não foram atendidas dá uma ideia da dificuldade de se fazer esse trabalho. Hoje existem 140 pedidos de transferência de presos anteriores aos golpistas e que já passaram por análise de juízes e foram aprovados. Na prática, no entanto, essa fila não andou e todos permanecem nas carceragens da capital federal, em razão da dificuldade de se estabelecer o esquema de transporte para as regiões onde residem.

O rapaz de 28 anos, morador de Olímpia, Jonatas Henrique Pimenta, apenas foi confirmado como tendo sido preso nos atos de terrorismo em Brasília em lista divulgada pela PF – Polícia Federal, divulgada no domingo, 15.

Jonatas apareceu como o número 464 da lista da Polícia Federal de Brasília, em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, das prisões realizadas entre os dias 08 e 11 de janeiro último e que foram para o Centro de Detenção Provisória II, CDPII.

PREVENTIVA SAIU NO DIA 19

O nome de Jonatas foi confirmado como tendo convertida a sua prisão em flagrante em Provisória em lista divulgada na quinta-feira (19/1) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a preventiva, Jonatas permanecerá preso até que algum tipo de recurso consiga decisão favorável da justiça no sentido de que possa responder o processo em liberdade.

O balanço divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (19) informava que o ministro Alexandre de Moraes considerou que as condutas ilícitas são “gravíssimas” e tiveram como objetivo “coagir e impedir o exercício dos poderes constitucionais constituídos”.

JONATAS GRAVOU
VIDEO ANUNCIANDO
QUE FOI COM GEROLIN PARA BRASÍLIA

O olimpiense que, em seu perfil de Facebook aparece como locutor de rodeios, gravou dois vídeos e postou na internet. Um mostrando o momento que chegou em Brasília junto com o ex-vereador Primo Gerolim, direto do acampamento em frente o QG do Exército na capital federal. Outro, já dentro de um dos edifícios invadidos no domingo, dia 08, em Brasília, no momento que estavam acontecendo os atos terroristas.

No primeiro vídeo, Jonatas, ao anunciar e ressaltar a sua viagem a Brasília, acaba envolvendo o nome do ex-vereador Primo Gerolim, com quem diz ter feito a viagem que ainda tinha uma outra pessoa que não sabia o nome, mas estava pegando comida na fila do acampamento em Brasília.

Este terceiro pode ser o empresário Otavio Sachetin, que também publicou um vídeo em seu perfil no Facebook, onde ressalta, emocionado, o fato de estar subindo a rampa do planalto no momento da invasão por parte dos terroristas.

O empresário, nesse momento cita por diversas vezes o nome Primo, o que pode significar que ele teria sido o terceiro companheiro da viagem (além de Jonatas) para Brasília.

EMPRESÁRIO POSTOU VÍDEO,
MAS NEGOU QUE TENHA IDO A BRASÍLIA

Primo Gerolin além de não aparecer, não publicou nenhum vídeo em seu perfil no Facebook e nem no de seus parentes.

O empresário Octávio Sacchetim, embora o vídeo em sua página não tenha nenhuma explicação de que não seja ele e a voz seja parecida com a sua, afirmou para o jornalista Leonardo Concon que não esteve presente em Brasília. Ressaltou que apenas fez um compartilhamento. “Eu não saí de Olímpia, estão gerando fakes com o meu nome”, disse.

Com exceção desta manifestação de Sachetin para o jornalista Leonardo Concon, durante toda a semana ninguém se manifestou oficialmente sobre os fatos. Na lista dos presos pela polícia em Brasília só ficou confirmado o nome de Jonatas, companheiro de Gerolin na viagem à Brasília e, possivelmente, também de Sachetin. Os nomes de Primo e Otavio não apareceram em nenhuma lista de envolvidos.

OFICIALMENTE NINGUÉM
SABE QUANTOS DE OLÍMPIA
FORAM A BRASÍLIA NO DIA 08

Não se sabe, ao certo, inclusive, quantos ultradireitistas saíram de Olímpia para a ocupação na Praça dos Três Poderes, já que muitos apagaram as postagens nas redes sociais temendo retaliações pelo resultado da invasão. Os comentários na internet davam conta de que mais de duas dezenas de Olímpia e 16 de Severínia, pelo menos, teriam se dirigido a Brasília no fatídico domingo em que a democracia Brasileira foi atacada frontalmente.

Em Olímpia, inclusive, o acampamento de bolsonaristas que já fazia quase dois meses, tinha uma grande barraca instalada defronte ao Tiro de Guerra, foi desmontada na tarde de segunda-feira, 09. No período da manhã, ainda havia pelo menos quatro pessoas em vigília no local.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas