03 de março | 2023

Morador de Olímpia não está na última lista dos baderneiros soltos em Brasília

Compartilhe:

TERRORISMO EM BRASILIA!
Jonatas Henrique Pimenta vai completar 02 meses de prisão na Papuda dia 08 de março. Empresária de Rio Preto está na lista de pessoas que serão soltas, conforme informação da defesa.

 

O jovem ultradireitista de Olímpia, Jonatas Henrique Pimenta, que foi preso em flagrante participando dos atos terroristas que praticamente destruíram as sedes dos três poderes em Brasília, não apareceu na lista inicial de 100 nomes que foi divulgada pelo STF no início da semana. Ao que se informa, foram mais de 170 liberados, a maioria de pessoas que não participaram diretamente dos atos de vandalismo.

Por outro lado, a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou liberdade provisória da empresária de Rio Preto Lucienne Serafim Nogueira Gois, pelos atos radicais do dia 8 de janeiro.

A prisão dela, no entanto, ocorreu no acampamento de bolsonaristas em Brasília, em frente ao Quartel General do Exército. Parte das prisões ocorreu no próprio dia 8, um domingo, e outros foram presos em flagrante, por decisão de Moraes, na manhã do dia seguinte.

LIBERADOS COM TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

“O ministro considerou que, como as investigações não apontaram os atuais liberados como financiadores ou executores principais, esses denunciados podem responder em liberdade mediante uma série de medidas cautelares, como recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana mediante tornozeleira eletrônica, além de cancelamento de passaporte e suspensão de porte de arma de fogo”, diz o comunicado da assessoria do STF.

Segundo o STF, 803 pessoas seguem presas e 603 foram liberadas para responder em liberdade com cautelares.

“Na análise dos casos, o ministro avaliou que a maioria tem a condição de réu primário e filhos menores de idade, além de já terem sido denunciados pela Procuradoria Geral da República por incitação ao crime e associação criminosa, previstos respectivamente nos artigos 286 e 288 do Código Penal. Pelas regras do STF, os denunciados foram notificados a apresentar defesa prévia no prazo de 15 dias”, afirma ainda o comunicado do Supremo.

As prisões preventivas não têm prazo de encerramento, mas devem ser reavaliadas a cada 90 dias por Alexandre de Moraes. Dentre os crimes evidenciados, o ministro apontou indícios de: atos terroristas; associação criminosa; abolição violenta do estado democrático de direito; golpe de Estado; perseguição; incitação ao crime.

O locutor de rodeios de Olímpia, Jonatas Henrique Pimenta, que vai completar dois meses detido na Papuda em Brasília na próxima semana, segundo informações do Diário da Região, continua preso na capital do país e, possivelmente continuará assim pelo menos até o dia 8 de abril, quando a justiça terá que reavaliza a prisão preventiva que foi deferida.

Outro ponto que, segundo alguns juristas, pode estar dificultando a liberação de Jonatas seria o fato de ele ter participado diretamente do vandalismo aos prédios em Brasília. A maioria dos que foram soltos até agora, é composta por pessoas que não tiveram provas de ter participado diretamente da destruição dos prédios públicos, mas apenas participação no movimento na frente do exército em Brasília.

COMO É O DIA A DIA NA PAPUDA

Reportagem publicada em janeiro pelo Estadão revelou os detalhes da rotina dos golpistas desde que chegaram às dependências do Complexo Penitenciário da Papuda, no caso dos homens, e da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a “Colmeia”, destinada às mulheres.

As celas, que costumam ter, em média, oito camas, estão cheias e não há espaço para todos. No presídio feminino há celas com o dobro da capacidade: até 16 mulheres no mesmo espaço. No masculino, algumas têm 22 homens. O jeito é lançar o colchão fino no chão e procurar algum canto para se acomodar.

O dia a dia inclui banhos de chuveiro frio, noites sobre um colchão fino lançado no chão e o mau cheiro que escapa dos banheiros, com “vasos turcos” no chão, um buraco no solo que obriga o preso a ficar de cócoras para utilizá-lo.

PREVENTIVA SAIU NO DIA 19

O nome de Jonatas foi confirmado como tendo convertida a sua prisão em flagrante em Provisória em lista divulgada na quinta-feira (19/1) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a preventiva, Jonatas permanecerá preso até que algum tipo de recurso consiga decisão favorável da justiça no sentido de que possa responder o processo em liberdade.

O olimpiense que, em seu perfil de Facebook aparece como locutor de rodeios, gravou dois vídeos e postou na internet. Um mostrando o momento que chegou em Brasília junto com o ex-vereador Primo Gerolim, direto do acampamento em frente o QG do Exército na capital federal. Outro, já dentro de um dos edifícios invadidos no domingo, dia 08, em Brasília, no momento que estavam acontecendo os atos terroristas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas