05 de agosto | 2007

Moçambique de São Benedito volta ao festival depois de 7 anos afastado

Compartilhe:

 

 Depois de sete anos de afastamento e bem dizer desativado, o grupo folclórico de Olímpia, Terno de Moçambique São Benedito, volta a participar de um Festival do Folclore (Fefol), devendo se apresentar na noite deste sábado, dentro da abertura oficial da 43.ª edição do evento, no Recinto de Exposições e Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna.

Esta possibilidade foi passada na quinta-feira (02) desta semana, por Vivaldo Mendes, vice-presidente do IBCP (Instituto Brasileiro de Cultura Popular), organização não governamental responsável pela reativação do grupo. Porém, ontem a informação ainda constava no roteiro da cerimônia de abertura informada no endereço eletrônico do festival.

De acordo com Mendes o grupo parou no ano de 2000, depois do falecimento do professor José Sant’anna, porque tinha perdido o incentivo da comissão organizadora do evento. "Fizemos um trabalho de resgate e conseguimos que adquirissem os instrumentos e montassem suas roupas", explicou.

Por outro lado, diferentemente da tradição do evento, e segundo está confirmado por Vivaldo Mendes, além da possibilidade do público ver o Terno de Moçambique de São Benedito, a abertura não terá apresentações de grupos folclóricos e parafoclóricos no palco oficial.

As atividades começam, segundo se informa, às 19 horas, com a abertura do Pavilhão Turístico e Cultural do Sebrae. Às 20 horas, acontecerá o lançamento do anuário do festival.

Já a abertura oficial, propriamente dita, deve ter início às 21 horas, quando haverá a interpretação dos Hinos Nacional e de Olímpia com a Companhia Terras Brasilis e dos grupos participantes que já estiverem na cidade.

Depois está previsto um espetáculo homenageando o estado de Minas Gerais com a participação de mais de 650 alunos da rede de ensino da cidade de Olímpia, que será seguido por uma apresentação dos grupos ao público, que segundo consta não será no palco oficial, mas apenas no chão sem as danças.

Antes do espetáculo pirotécnico que encerrarão as atividades da primeira noite, haverá a apresentação de um show artístico em homenagem ao Estado de Minas Gerais, com o artista Rubinho do Vale (foto).

Ao vivo

Mais uma vez o festival poderá ser acompanhado ao vivo através da rede mundial de informações, internet, no endereço eletrônico do evento. Para tanto, segundo consta, a comissão organizadora está fazendo investimento em tecnologia para que a transmissão não sofra interrupções.

As transmissões, que devem começar já na abertura oficial no sábado, dia quatro, serão geradas no mesmo horário das apresentações de palco e poderão ser vistas em tempo real.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas