28 de novembro | 2010

Ministério Público apura eventual desvio de dinheiro na UEUO

Compartilhe:
 
O Ministério Público de Olímpia, através do promotor dos Direitos Constitucionais do Cidadão, Gilberto Ramos de Oliveira Júnior, está investigando possíveis irregularidades, que teriam sido praticadas na direção da União dos Estudantes Universitários de Olímpia (UEUO), pelas últimas diretorias.

Para tanto, foi instaurado inquérito civil número 14.0355.0000094/10-7, com base na representação formulada pelo estudante universitário Marco Antônio dos Santos (foto à esquerda), protocolada no dia 24 de setembro de 2010.


“Apurar eventual desvio de recursos públicos repassados à União dos Estudantes Universitários de Olímpia”, diz uma citação de representante do Ministério Público, em ofício encaminhado a Santos, comunicando a instauração do inquérito.


Na representação, além da UEUO, Santos cita os nomes de vários diretores e ex-presidentes da entidade, dentre eles, o do atual presidente da Câmara Municipal de Olímpia, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira.


Também foram citados os nomes do atuais presidente José Ricardo de Lima (foto à direita) e dos ex-presidentes Ariane Aparecida Campos Polizel, Rafael Covelo Ruiz e Giovani Oscar Gibin.


“Foi averiguado nas investigações, que há nos bastidores dessa instituição, que recebe subsídios municipais, um grande esquema político que pode envolver fraudes, corrupção, desvio de dinheiro, tráfico de influência, abuso de poder e muito mais”, diz trecho da representação.


Marco Ant. dos Santos menciona na representação, também, o que considera “conchavos” (sic) no sentido de manter à frente do poder, na UEUO, pessoas ligadas ao mesmo grupo de amigos “pessoais”.


A representação informa, inclusive, que haveria grande participação do atual presidente da Câmara Municipal, Hilário Juliano Ruiz de Oliveira, que consta ter interferência histórica na formação de diretorias da entidade, inclusive, segundo conversa degravada, inserida no documento encaminhado ao promotor, com grandes interesses políticos eleitorais.


Sobre a participação de Ruiz de Oliveira, é citado que atua fortemente no sentido de aumentar os valores a serem repassados à UEUO, chegando até a interferir com a devolução de parte dos valores de duodécimos (valores repassados mensalmente pela Prefeitura ao Poder Legislativo).


Um dos pontos que chama a atenção diz respeito ao período da presidência exercida por Rafael Covelo Ruiz, quando a UEUO foi alvo de impugnação de suas contas, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), que solicitou a restituição de R$ 160 mil.


Até mesmo o roubo de dinheiro e documentos, à sede da UEUO, em horário fora do expediente, no mesmo dia em que a justiça determinou que documentação sobre a existência da entidade fosse entregue a Santos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas