11 de março | 2021

Mais de 5 mil doses de vacinas contra a Covid já foram aplicadas em Olímpia

Compartilhe:

QUASE DOIS MESES!
Foram aplicadas 5.052 doses em aproximadamente 47 dias, o que dá um total de 107 por dia. Com média de 107 por dia, Olímpia levaria 515 dias para aplicar a primeira dose na população. As duas em mais de 1000 dias, ou seja quase 33 meses.

 

Olímpia atingiu, nesta quarta-feira (10), a marca de 5 mil doses de vacinas contra a Covid aplicadas. A campanha foi iniciada no município, dia 21 de janeiro, e, desde então, vem sendo um dos principais trabalhos da Saúde.

Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, das 5.052 doses aplicadas, 3.650 correspondem à primeira dose (1.525 profissionais da saúde e 2.125 idosos) e 1.402 à segunda dose (848 profissionais de saúde e 554 idosos).

A imunização no município segue o Plano Nacional de Vacinação, sendo que a ordem prioritária é estabelecida pela secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A média diária de aplicação, no entanto é de 107 doses por dia, que se for mantida, levaria 515 dias para aplicar a primeira dose na população. As duas em mais de 1000 dias, ou seja quase 33 meses.

PARA VACINAR 70% ATÉ O FINAL DO ANO
É PRECISO TRIPLICAR A MÉDIA DIÁRIA

Para que pelo menos 70% da população seja vacinada com as duas doses até o final do ano, computando-se 10 meses, seria necessário que a média de vacinação subisse para quase 300 por dia, ou seja, que fosse triplicada.

Segundo informações de pessoas ligadas à saúde, é possível vacinar até muito mais que isso por dia, no entanto, não se acredita que pelo menos nos próximos dois meses o município receberá vacinas suficientes para aumentar muito a média de vacinação por dia.

Atualmente, a cidade segue com a aplicação da primeira dose aos idosos com 77 anos ou mais e da segunda dose aos profissionais de saúde e idosos acima de 85 anos.

No total, Olímpia recebeu até o momento 5.842 doses, entre as vacinas da Coronavac (4.552) e AstraZeneca (1.290).

AMPLIAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO
O município tem a expectativa de receber ainda nesta semana um novo lote de vacinas, tendo em vista que o Governo do Estado anunciou a vacinação dos idosos com 75 e 76 anos, a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de março.

Além disso, foi divulgada também a ampliação para os idosos com 72, 73 e 74 anos, a partir do dia 22 de março.

A secretaria de Saúde de Olímpia já entrou em contato com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Barretos e aguarda as informações sobre o envio das doses e o quantitativo para poder comunicar o público-alvo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas