02 de outubro | 2010

Mais de 37,2 mil devem ir às urnas no domingo em Olímpia

Compartilhe:


 
Mais de 37,2 mil eleitores deverão comparecer a suas respectivas seções eleitorais para votar no domingo, dia 3, em Olímpia, a partir de oito horas. Na oportunidade serão eleitos deputados estaduais, federais, senadores, governador e presidente da república.

Em Olímpia, o maior contingente da 80.ª zona eleitoral, são 37.234 eleitores, cerca de 53% do total inscrito na comarca, que é de 70.317 eleitores. O segundo maior colégio eleitoral é Severínia com 11.675 inscritos com direito a voto.

Em Guaraci, o terceiro maior contingente, são 8.187 eleitores, seguido de Cajobi que tem 7.897 inscritos. Os dois menores colégios eleitorais são em Altair e Embaúba, com 3.091 e 2.233 inscritos, respectivamente.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos. A obrigatoriedade vale também para os brasileiros naturalizados.

Por isso, o cartório eleitoral definiu postos de justificativas nos seis municípios abrangidos pela zona eleitoral. Em Olímpia serão dois postos, um deles na Escola Dona Anita Costa e outro na Capitão Narciso Bertolino.

Em Altair o posto de justificativa será na Escola Ovídio de Souza; em Cajobi, na Escola Elmira Goulart; em Embauba, na Escola José Saturnino; em Guaraci, na Escola Nayde Tojera Romeiro; e em Severínia, na Escola José Severino

Para antecipar e facilitar aos eleitores que estarão fora de seus domicílios eleitorais e, portanto, necessitam justificar seus votos, o impresso da justificativa pode ser obtido antecipadamente ou no cartório eleitoral, ou através do site da Justiça Eleitoral, no endereço www.tse.gov.br. As justificativas devem ser apresentadas no mesmo período de votação, ou seja, entre oito horas e 17 horas.

Já para o eleitor que for comparecer às urnas, na tarde da quinta-feira, dia 30, o Superior Tribunal de Justiça analisou uma solicitação e acabou com a obrigatoriedade de apresentação de dois documentos para votar. Dessa forma, se o eleitor não tiver o título eleitoral em mãos, poderá votar procurando sua seção eleitoral portando um documento de identidade com foto. Poderá também votar apresentando apenas o título eleitoral, sem ser obrigado a mostrar um documento de identificação.

De acordo com o cartório eleitoral, em razão de ser uma eleição para vários cargos – no caso do Estado de São Paulo serão escolhidos seis cargos – pode ocorrer de encerrar o prazo de votação, isso às 17 horas, e ainda haver eleitores na fila para votar. Nesse caso, serão distribuídas senhas para garantirem o direito do voto.

Em caso de dúvidas no dia da eleição, os eleitores poderão procurar solução em qualquer um dos locais de votação ou ir diretamente ao cartório.

A escolha tem que ser livre. Por isso a justiça eleitoral orienta que, em caso do eleitor ser perturbado pelos chamados cabos eleitorais, poderá procurar um policial militar – haverá pelo menos um em cada local de votação – ou promotores de justiça e juízes de direito que estarão nos municípios.

A apuração dos votos está prevista para iniciar às 17 horas e as informações ficarão disponíveis no computador do próprio cartório, mas não haverá telão para acompanhamento dos populares ou pessoas ligadas a candidatos.

Por outro lado, até na quarta-feira, dia 29, ainda não havia nenhum decisão a respeito da chamada “lei seca”, ou seja, da proibição de comercialização de bebidas alcoólicas por causa da eleição.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas