06 de junho | 2011

Líquido amniótico pode ter matado o bebê e causado infecção na mãe

Compartilhe:
 
O líquido amniótico que envolve o embrião durante a gestação pode ter matado Pietra, a bebê natimorto, e ter causado uma infecção na gestante Renata Milene Ferreira da Silva, de 25 anos de idade, que daria a luz ao primeiro filho. Isto pelo menos é o que se pode entender da explicação que a dona de casa Ormezinda de Souza Silva (foto), mãe de Renata, teria recebido da médica que realizou a cesárea na filha na sexta-feira desta semana, dia 3.


Embora demonstrando que até percebeu um jogo de empurra, ou seja, que tentavam jogar a responsabilidade um no outro.


Ormezinda relatou: “A médica que fez a cesárea disse que passou da hora, que a nenê fez coco, engoliu aquela água, então morreu e que deu infecção na minha filha”.


De acordo com ela, o “doutor Rogério, que é medico dela, do pré-natal (fez o acompanhamento), diz que ela não tinha infecção nenhuma. Como que poderia ter acontecido isso?”. No entanto, quando Renata entrou em trabalho de parto não era plantão de Rogério.


“Acho que o erro foi aqui mesmo, porque desde que a gente não tenha dinheiro pra pagar uma cesárea, eles são obrigados a fazer pelo SUS, seja uma cesárea ou um parto normal. Agora, eles deveriam ter feito ontem à noite na hora que ela veio, mas não sei qual foi o problema que não fizeram”, disse um familiar.


Renata, segundo relato de sua mãe, entrou em desespero e começou a chorar quando foi informada que havia perdido seu primeiro bebê. “Era o primeiro bebê dela. Ela estava com o quartinho todo arrumado, o bercinho, cômoda tudo. Agora vou ter que tirar tudo e não sei o que vou fazer”, reforçou Ormezinda.


Mas segundo ela, os problemas por causa do bebe começaram antes. “Há um mês roubaram a minha casa e levaram todo o enxoval do bebê e tive que comprar tudo de novo. Eu acho que não era para ser mesmo”, lamentou.


APOIO E ATENÇÃO


“A gente acha que o plantonista deveria ter dado um apoio ontem à noite, e não somente hoje porque se ela estava em trabalho de parto ontem, se ela tinha entrado realmente em trabalho de parto, eles deveriam ter feito ontem e não hoje”, reclamou.


Por outro lado, consta que ninguém da direção do hospital apareceu para prestar alguma informação. “A única que me deu satisfação foi a médica que fez a cesárea, foi a única que veio porque ela tinha que falar que o bebe morreu”, acrescentou.


“Eu vou entrar na justiça, porque o que aconteceu com a minha filha vai acontecer com várias outras. Do jeito que está aí, só vai de mal a pior. No tempo da Helena não era dessa maneira, a Santa Casa andava muito bem e agora é isso aí”, lamentou.


Segundo informações colhidas ontem a noite no velório, com o irmão da gestante, Renata chegou em casa na manhã de ontem, por volta das 7h30, e começou a sentir dores na barriga e no peito.


Eles chegaram à Santa Casa por volta de 10h30 e Renata foi internada. A médica realizou a cesárea por volta das 13h e cerca de meia hora depois saiu avisando que o bebê já havia nascido.


No entanto, consta que só por volta das 14 horas é que a família recebeu a notícia da morte do bebê. Também segundo a família, o nome da médica plantonista que atendeu durante a noite é Aline A. Teixeira.


LIQUIDO AMNIÓTICO


De acordo com o site Wikipédia, o líquido amniótico ou fluido amniótico, é o fluído que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica, que desta forma o protege de choques mecânicos e térmicos.


A bolsa amniótica normalmente forma-se na segunda semana de gravidez, assim que esta se forma enche-se de líquido amniótico que inicialmente é apenas água proveniente da mãe.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas