24 de junho | 2018

Jornalista faz palestra sobre Fake News e propõe o combate ao preconceito e a reflexão como solução

Compartilhe:

O jornalista e professor de filosofia e sociologia, Jo­sé Antônio Arantes, editor da Folha da Região de Olímpia e da Rádio Cidade, proferiu palestra na ma­nhã do dia 19 de junho de 2018, para os alunos da nona série do ensino fundamental e das três séries do ensino médio da Es­cola Estadual Comenda­dor Francisco Bernardes Ferreira, no distrito de Ribeiro dos Santos, em O­lím­pia, SP, sobre a influência das redes sociais e os chamados Fake News e propôs o combate ao preconceito e o estímulo à reflexão crítica como solução para que as pessoas possam conviver bem nestes novos tempos de mudanças tecnológicas.

Embora o tema proposto tivesse sido as questões relacionadas à tecnologia, principalmente a internet, onde habitam as redes sociais, Arantes falou também da importância do estudo na vida das pessoas e desses alunos que estão i­niciando suas vidas. Os estudos, que pedem disposição por longos anos de vi­da, ou seja, sempre, são im­portantes para a pessoa adquirir a estabilidade positiva na vida.

Arantes citou como e­xem­plo o caso da agricultura, antes de fácil acesso a qualquer pessoa mesmo que não tivesse muita informação ou uma formação específica, que atualmente está se mecanizando e informatizando, situações que fecham o mercado de trabalho para as pes­soas sem uma formação específica.

“A coisa está ficando tão evoluída que já tem robô que substitui uma empregada doméstica. É muito grave a situação”, explicou aos alunos. “Os novos postos de trabalho que surgirem vão depender dos estudos de vo­cês”, reforçou.

Falando da questão do Fake News e do Whats­App, atualmente muito utilizados inclusive para que a pessoa mantenha seus contatos com familiares, principalmente os mais distantes, quando fogem dessa esfera acabam, muitas vezes, não apresentando o que pode ser definido como uma verdade absoluta.

Nesse caso, mesmo que não seja uma invenção, com a finalidade de denegrir a imagem de pessoas, a mensagem representa apenas a opinião do próprio autor. Quando isso ocorre, segundo o jornalista, é importante avaliar que o veneno de uma cobra somente fará efeito às pessoas, se a serpente picar a pessoa que se tentou atingir.

No entanto, assevera que mesmo aquelas mensagens que chegam de familiares, como os pais ou mães, também não podem ser classificadas co­mo verdades absolutas, embora carregadas de moral e ética que vêm da própria formação familiar.

A palestra também teve como objeto as mensagens que muitas vezes criticam a beleza de uma pessoa, estas prevalecendo mais no meio dos próprios adolescentes, porque na verdade estão se transformando mesmo é em um mero preconceito, fazendo com que na inter­net acabe por prevalecer apenas o ódio, sendo trans­mitidas por um grupo de amigos para atingir uma pessoa ou várias, que estejam em outro grupo diferente.

José Antônio Arantes falou ainda da evolução da tecnologia nos últimos anos, citando como exemplo um modelo de telefone celular que é lançado em um determinado mês e muitas vezes, dois meses depois, surge outro modelo com maior capacidade.

A palestra proferida por Arantes pode ser visuali­zada em seu canal no You­tube. É só entrar no Youtu­be e no local de busca, escrever José Arantes. Aí é só clicar em cima da foto em que aparece abraçado a sua netinha Nicole. Também é possível ir direto ao vídeo da palestra que está no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=jWHRHl8C1UI&t=2080s

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas