29 de julho | 2007

Jornalista expõe fotos inéditas de grupos folclóricos de Olímpia

Compartilhe:

 

 Embora não seja um fato isolado, o jornalista e fotografo olimpiense, Antônio José Scarpinetti (foto), "Antônio Scarpa", está mostrando fotografias inéditas, principalmente de grupos folclóricos de Olímpia. O trabalho é parte de uma pesquisa que realizou desde o início deste ano junto aos grupos locais e está sendo mostrado no Museu de História e Folclore Maria Olímpia, desde a noite da quinta-feira (26).

Scarpa conta que a exposição é parte de um evento maior, denominado "Conta Lendas", preparado para oferecer alguma coisa a mais às pessoas que visitarem o museu neste período, principalmente durante a semana em que acontecerá o 43.º Fefol.

"Essas fotos são, na verdade, complementos de uma atividade maior do museu. Fui convidado a participar com essas imagens, resultado do trabalho de alguns grupos de Olímpia", explicou.

As fotos são inéditas e representam vários folguedos folclóricos ainda praticados na comunidade, com destaque para as companhias de reis, atividade que mais predomina, e a congada. O trabalho, segundo conta o jornalista, foi realizado durante o período cíclico religioso de cada grupo e acompanhado de entrevistas com seus integrantes aos quais teve acesso.

No contato mais próximo que manteve com os grupos, Scarpa não identificou sérias dificuldades. Porém, destaca que todos têm problemas, como, por exemplo, as vestimentas para suas apresentações, mas que têm, ao mesmo tempo, conseguido superar e fazer as reposições necessárias.

O trabalho envolveu 16 grupos incluindo os que participaram do encontro de congadas realizado em maio próximo passado pelo Capitão Zé Ferreira, do Jardim Santa Ifigênia, responsável pela Congada Chapéu de Fitas São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Sobre o Festival do Folclore, Scarpa avalia que atualmente passa por um período de adaptação. "Desde a morte do Sant’anna até agora passou por um período de ajustes e está se encontrando e buscando o caminho e de certa maneira trazendo os grupos e fazendo esse encontro", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas