22 de dezembro | 2019

Jornalista de Olímpia é destaque no UOL por perder 38 kg apenas fazendo regime

Compartilhe:


HISTÓRIA DE CONSCIENTIZAÇÃO!        Tomou atitude após ser diagnosticado com artrose e sentir muita dor.

“Ou emagrecia, ou usava bengala”.

 

DA REDAÇÃO COM O UOL

O jornalista Leonardo Con Com, que edita um site na internet em Olímpia, foi destaque na última quinta-feira na capa do site UOL, por matéria publicada no setor “Viva Bem”, onde conta sua história de como emagreceu 38 quilos apenas fazendo dieta.

Com o título: “Aos 60, ele perdeu 38 kg só com dieta. Ou emagrecia, ou usava bengala”, o jornalista Marcelo Testoni conta todos os detalhes da luta de Leonardo contra o excesso de peso.

Com 134 kg e problemas de saúde devido à obesidade, Leonardo Concon, 61 anos, decidiu perder peso quando percebeu que precisaria andar de bengala, pois mal conseguir sustentar o próprio corpo. Ele contou como emagreceu fazendo mudanças simples na alimentação:

"Comecei a engordar depois dos 30 anos, quando casei e minha rotina passou a ser mais desregrada. Comida saudável praticamente perdeu qualquer importância na minha vida e meus hábitos alimentares tornaram-se péssimos. Consumia excessivamente pães, doces, embutidos, refrigerantes, frituras e massa”, afirmou Leonardo.

E continuou: “Quando me dei conta, estava com 134 kg (tenho 1,72 m de altura). Estava prestes a completar 60 anos e me sentia muito mal para minha idade, principalmente no físico. Eu era incapaz de subir escadas, sentia fortes dores nas articulações e na coluna, minha glicemia e meu triglicéride estavam disparados e tinha problemas de circulação, tanto que precisei usar sapatos especiais, porque meus pés estavam muito inchados. Dirigir era outro problema, pois o volante encostava na minha barriga. Sentava em cadeiras de plástico morrendo de medo de elas não aguentarem meu peso e eu sofrer um acidente”.

Leonardo explicou para o UOL que mesmo com todos esses problemas relacionados ao excesso de peso, ele protelava a decisão de emagrecer em favor das 'gordices'. “Só considerei realmente tomar uma atitude depois que fui diagnosticado com uma artrose no joelho direito, que começou a gerar muita dor. Não dava mais conta de sustentar o excesso de peso”, explicou.

“CHEGUEI A COGITAR COMPRAR UMA BENGALA”.

Con con complementou dizendo: “Foi então que, com o apoio da família e ajuda de uma amiga, encontrei uma clínica de nutrição que me propôs um estilo de alimentação consciente e saudável. Antes eu até considerei fazer cirurgia bariátrica e realizei dietas que envolviam o consumo de shakes, medicamentos e chás, mas nunca obtive resultados satisfatórios: emagrecia poucos quilos e engordava o dobro depois”.

O jornalista complementou ainda: “Com o plano alimentar e o suporte médico e nutricional oferecidos por essa clínica, que fica na minha cidade, Olímpia (SP), consegui eliminar 25 kg em apenas cinco meses. Resumidamente, fui orientado a evitar alimentos industrializados, de alto índice glicêmico e hipercalóricos –basicamente, cortei doces, lanches, frituras e carboidratos simples (massas e pães refinados). Meu cardápio passou a ser composto por carnes, vegetais, ovos, castanhas e frutas”.

“Segui com essa alimentação regrada e hoje já estou com 96 kg. Digo que perdi 38 kg sem fazer regime. O que fiz foi passar por uma mudança de hábitos e de pensamento. Algo que acredito que qualquer pessoa pode fazer. Prova disso é que minha esposa, mesmo não precisando, seguiu também o meu novo ritmo de vida e reduziu seu percentual de gordura”, destacou.

“Empolgado com os resultados, comecei a estudar nutrição por conta própria, leio livros, pesquiso muito sobre alimentação saudável e compartilho minha experiência nas minhas redes sociais e em meu blog, para alertar e conscientizar mais pessoas. Não nego que dou umas escapadas e esporadicamente tomo um copo de refrigerante, ou como algo açucarado quando vou a uma festa. Porém, no dia a dia, procuro manter uma alimentação equilibrada, livre de carboidratos refinado”, confessou.

SUBIR NA BALANÇA FREQUENTEMENTE

E continuou: “Como ainda sinto algumas dores no joelho, devido aos anos de sobrepeso, pretendo em breve praticar atividades físicas para fortalecer minha musculatura e emagrecer mais uns 10 kg ou 15 kg. O objetivo é melhorar minha composição corporal. Ou seja, aumentar massa magra e reduzir gordura, principalmente a visceral (estocada na região abdominal), que aumenta o risco de diversas doenças”.

“No geral, posso afirmar que sou muito mais feliz e saudável agora. Minha glicemia está normal e meus problemas de circulação acabaram. Não sinto mais tanta preguiça e tenho disposição para viver pelo menos até os 95 anos”, concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas