30 de janeiro | 2011

Inspeção termográfica da CPFL pode durar mais duas semanas

Compartilhe:


A inspeção termográfica iniciada em Olímpia na quarta-feira, dia 26, poderá durar mais duas semanas, segundo previsão do técnico em manutenção da empresa, Sovinei Zacharias (foto). A finalidade é verificar se há necessidade de uma manutenção preventiva, para evitar o que ocorreu na tarde da segunda-feira, dia 24, deixando parte da região central da cidade sem energia elétrica.

A inspeção, segundo Zacharias, está sendo realizada em bloco, a partir de um alimentador.

“Corremos ele do início ao final e terminando pegamos outro bloco do início ao final também. Nós começamos na saída da subestação onde é o início da rede”, explicou.

De acordo com ele se trata de uma equipe especializada que, dotada do equipamento considerado sofisticado, consegue antecipar um eventual defeito.

Zacharias explica que o equipamento é dotado de uma câmera que emite um raio laser visualizando, minunciosamente, o defeito que a  olho nu não se conseguiria detectar. “É quase igual um infravermelho. Onde estiver o problema é detectado e posteriormente, dependendo da urgência, vamos dar a manutenção ao setor. Ou é feito na hora ou agendado para outro dia para que os clientes sejam avisados”, explicou.

O trabalho iniciou pelo alimentador que abastece toda a área urbana principalmente, que começa geralmente pela bitola mais grossa que é a distribuição da energia. “Depois vamos pegando as ramificações que são chamados de ramais”, acrescentou.

Mas nem sempre é necessário interromper o abastecimento, uma vez que há equipe especializada em manutenção para atuar no que chamam de regime de linha viva. Tendo ou não problemas a inspeção termográfica é feita regularmente”, enfatizou.

No da rede na proximidades da Prefeitura, que apresentou problemas no início da semana, Zacharias relata que houve um pedido para aumento de carga e o sistema foi totalmente reformado, inclusive com a implantação de um tipo de cabo que sustenta um curto circuito e não deixá-lo cair ao solo evitando assim acidentes. Essa inspeção termográfica é uma segurança para a população. “Estamos antecipando um determinado defeito e fazendo uma prevenção”.

No entanto, embora não antecipe a causa, assegura que a situação que ocorreu na segunda-feira não se repetiu em outro ponto da cidade. “O caso está em estudo e análise e após sabermos o que aconteceu vou ter o prazer de lhe informar”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas