03 de março | 2019

Inaugurações marcaram o aniversário de 116 anos de Olímpia em pleno carnaval

Compartilhe:

Além de diversos outros eventos, as inaugurações – no caso de uma delas apenas a entrega oficial – a re­urbanização da Avenida A­urora Forti Neves (foto acima) e a revita­lização da Avenida dos O­lim­pi­en­ses, du­as obras que chegam com atraso de anos, marcaram a passagem da data em que a Estância Turística de Olímpia está comemorando 116 anos. As inaugurações foram realizadas neste sábado, dia 02 de março, data em que se celebra o aniversário da cidade.

Os atos previstos para 10 horas, contaram com a presença do deputado federal Eugênio José Zulia­ni, Geninho, que contribuiu com as obras e se comprometeu com os interesses do município e do Estado de São Paulo. O deputado representou ainda o vice-governador do Estado, Ro­dri­go Garcia.

A Avenida dos Olimpi­en­ses, que ficou sem uso por muito tempo, foi reformada para abrigar o Centro de Eventos Culturais e de Comercialização de Produtos Artesanais, um espaço adequado para receber eventos e que será mais uma opção de lazer e entretenimento da cidade.

As obras, que começaram no início do ano passado, transformaram o trecho da avenida entre a Rua David de Oliveira e a Avenida Dep. Waldemar Lo­pes Ferraz. O local foi es­truturado com sistema de água, esgoto, iluminação e disponibilização de energia para receber feiras e eventos da cidade. A área também possui sanitários, sala de receptivo turístico, paisagismo e ciclovia.

Já a reurbanização da A­venida Aurora Forti Neves, principal via do município, é uma das obras mais esperadas pela população. O trecho, entre a Rua Benjamin Constant e a Av. Cons­titucionalistas de 32, começou a ser reurbani­za­do em 2015, ficou parada por um tempo e foi retomada em 2017.

No local, foram implantados cubos decorativos, muretas, bancos e mesas, bicicletários e lixeiras. A i­luminação de LED, com fiação subterrânea, a pintura e o paisagismo completaram a reurbanização do espaço. Outro destaque é a acessibilidade da obra com a construção de rampas de acesso nas calçadas, passarelas e decks. A obra é a primeira realizada na cidade com recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, sendo investidos cerca de R$ 3 milhões do Estado e mais de R$ 1 milhão do município.

A comemoração do aniversário, no entanto, teve início na segunda-feira, dia 25 de fevereiro, com a a­bertura da exposição “O­lím­pia – Sua História, Sua Gente”, que reuniu dezenas de pessoas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Praça Rui Barbosa.

A mostra é composta por telas de artistas olim­pi­enses que retratam cenas da cidade, além de livros e da projeção de fotos e filmagens, relem­bran­do a história do município. Um vídeo especial também foi produzido contando a origem e o ciclo econômico de Olím­pia, em homenagem ao aniversário.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas