09 de junho | 2019

II Semana do Meio Ambiente no Thermas dos Laranjais registra mais de 1500 participantes

Compartilhe:

Mais de mil estudantes das escolas públicas e privadas, autoridades, funcionários públicos, visitantes e membros da melhor idade, praticamente mantiveram lotados a sala de eventos e o Planetário instalado em seu salão social do Thermas dos Laranjais nos dois dias do evento, quarta-feira, 5 e quinta-feira, 6, durante a realização de sua II Semana do Meio Ambiente, sendo registrada a presença de mais de 1500 participantes.

O evento, no entanto, começou no dia anterior, 4, terça-feira, quando no período da manhã jovens do Clube Desbravadores, colaboradores do parque e autoridades plantaram mudas de Crotalária e Ci­tronela ao longo da Avenida Benatti, próximo à entrada do estacionamento do Parque.

A abertura oficial do evento aconteceu na manhã de quarta-feira, na sala de convenções do parque com o vice-presidente do Thermas, arquiteto Jorge Noronha, agradecendo a participação de todos os presentes e reafirmando o compromisso da entidade em continuar trilhando os caminhos da evolução contínua combinando o crescimento com o respeito ao meio ambiente, também dando ênfase à responsabilidade social.

Quem também fez sua saudação em nome do Thermas e da prefeitura da Estância Turística de Olím­pia, foi o diretor social e também secretário do Turismo e da Cultura, Esportes e Lazer, Selim Jamil Murad, enaltecendo a parceria do Thermas com a prefeitura visando o desenvolvimento da cidade.

Um momento marcante do evento, ainda na quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a chegada do presidente e fundador do parque, empresário Benito Benatti, ao local, sendo aplaudido por todos os presentes como forma de reconhecimento pela viabilização do empreendimento que atualmente é a base da economia local.

Os alunos se revezaram entre as atividades de abertura e visitas ao Planetário com aproximadamente 10 metros de diâmetro, instalado no salão social. No salão de eventos foram mostrados, através de vídeos e palestras curtas, os trabalhos que o Thermas vem desenvolvendo nas áreas social e do meio ambiente, além de seus projetos para o futuro, todos visando continuar crescendo e alavancan­do a economia do município, mas com os olhos voltados para a necessidade de se trabalhar a preservação da natureza.

Na sequência, o advogado do parque, Matheus Ávila, falou sobre a importância do meio ambiente e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Thermas no programa integridade.

O empresário Luciano de Gissi, da Kimberlit Agro­negócios, fez uma explanação sobre um fertilizante à base de bactérias que recupera o solo, que sua empresa desenvolveu e está colocando no mercado.

Evandro Vitorelo falou sobre o trabalho que o setor de Vigilância Epidemio­lógica de Olímpia vem fazendo no combate ao mos­quito da dengue e aos escorpiões e também explicou quais as medidas que a população tem que tomar para se proteger destes que são grandes problemas enfrentados atualmente.

A diretora do Meio Ambiente do Daemo Ambien­tal, Polyana Rodero Fer­nan­des, destacou as ações que vêm sendo realizadas pelo seu departamento com ênfase na educação ambien­tal e principalmente sobre a importância de se dar destinação apropriada pa­ra os produtos inser­víveis que poluem a natureza.

Por fim, o professor, compositor e cantor, Vadão Marques e o grupo Sou da Paz (um projeto da Ong Humanizar que mantém o Educandário Frei Roque Biscione), animaram o ambiente com o som de percussão e violão e o canto da música Ecopira, que trabalha a ecologia através da analogia com mitos folclóricos, principalmente o protetor das Matas, o Curupira.

No período da tarde, entre 14 e 17 horas as atividades continuaram no salão social onde está instalado um Planetário e também na sala de eventos onde alunos e visitantes (inclusive grupos da melhor idade) puderam visitar os estandes espalhados pelo local e levar para casa mudas de plantas, ver como se faz uma horta hidropônica utilizando material reciclável e receber materiais onde puderam ter uma ideia do trabalho que está sendo desenvolvido pelo Thermas, pelo Daemo Ambiental e pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica.

No fundo do salão foram expostos vários trabalhos de artesanato realizados pelos colaboradores de cada setor do parque aproveitando material reciclável e que participaram de uma votação por parte dos presentes para posterior premiação.

ÚLTIMO DIA

Na quinta-feira, último dia do evento, a programação continuou movimentando centenas de alunos das escolas de Olímpia e visitantes, com a apresentação de vídeos, atividade no planetário e visitação aos estandes e exposição de trabalhos artesanais com material reciclável e a apresentação musical de Vadão Marques e o grupo Samba Lata, que movimentou a plateia de mais de 200 pessoas, entre alunos, visitantes e participantes.

CROTALÁRIA

Segundo a bióloga Ja­niele Santos do Nascimento, encarregada do setor de educação ambiental do parque, a planta Crotalá­ria, que teve centenas de mudas plantadas ao longo da Avenida Benatti e outras centenas distribuídas aos participantes durante todo o evento, além de ser usada para fertilizar o solo também vem sendo utilizada em vários municípios no combate natural a todo tipo de mosquito, principalmente o transmissor de doenças que têm preocupado a população, como a dengue. A crotalária atrai uma libélula cujas larvas acabam se alimentando das larvas do mosquito.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas