24 de junho | 2012

Igreja Matriz de S. João Batista completa 38 anos de existência

Compartilhe:

A igreja Matriz de São João Batista, localizada na região central, completa neste domingo, dia 24 de junho, considerando a data da inauguração, 38 anos de existência. Mas sua história até se confunde com a da própria cidade, pois o templo, até então, crescia no mesmo ritmo que Olímpia e sua população. Por isso, sofreu muitas transformações.

Num rápido relato, a primeira capela foi construída em 1903, sofreu consecutivas reformas, sendo ampliada em 1910, quando foi destruída por um incêndio em 24 de agosto. Foi reconstruída e novamente ampliada.

Foi destruída completamente em 1910 por um incêndio. Reconstruída, permaneceu com suas características simples até 1918, quando a população, já crescente, decidiu construir um templo compatível com o crescimento da cidade.

Após essa reforma da velha Igreja Matriz, começou um movimento para a construção de um novo templo, que ganhou força em 1958. A alegação era que, com a reforma, tinha perdido muito de sua estrutura primária.

Em 1960 foi constituída uma comissão, tendo à frente o Padre José Sala e o frei Antônio Trassera. Para tanto, um projeto já estava pronto, realizado pela então Secretaria de Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo. A nova igreja seria construída totalmente com base em modelos europeus, mais precisamente, copiada da Catedral de Reims, na França, com linhas arquitetônicas modernas e funcionais, aproveitando melhor a topografia do terreno.

Em 1965, já sobre o comando do monsenhor Antônio Santscliments Torras, a Matriz foi novamente fechada passando a realizar as celebrações no salão nobre do antigo Colégio Olímpia. Mas a derrubada gerou comoções que ainda perduram em parte na cidade.

Primeiro foi construída a cripta – parte de baixo do templo – concluído no prazo de 12 meses, oferecendo condições de receber os fiéis. A obra demorou cerca de 10 anos para ser completada. A igreja é cercada por palmeiras imperiais plantadas em 1920.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas