25 de janeiro | 2015

Idosos têm de ficar quase 24 horas sem comer para fazerem exames de ultrassom e tomografia

Compartilhe:

O sistema de saúde pública de Olímpia voltou a ser tema de reclamação no Mapa do Calvário, maneira co­mo ficou conhecida a Caixa Preta da Saúde, sistema implantado na internet pela Associação Médica Brasileira (AMB), em abril de 2014. Desta feita, a situação envolve principalmente as pessoas idosas que necessitam realizar exames de ultrassom e tomografia computado­rizada, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo uma reclamação que foi postada na segunda-feira, dia 19, por uma pessoa que se identificou como sendo João Antônio de Castro Souza, os pacientes, principalmente os idosos são obrigados a permanecer quase 24 horas sem alimentação para poderem realizar exames de ul­tras­som e tomografia compu­tadorizada.

A reclamação indica que todos esses exames são agen­da­dos para um dia da semana, ou seja, para serem realizados sempre nas sextas-feiras, às 13 horas. Entretanto, boa parte desses pacientes acaba deixando a UPA somente no início da noite.

Por isso, essas pessoas, inclusive de idade avançada, acabam permanecendo sem alimentação por um período de 24 horas, aproximadamente, porque o jejum, desde o dia anterior, é necessário para esses tipos de exames.

Além disso, a reclamação é também contra o local onde os exames são realizados, com poucas cadeiras, e até da maneira como o atendimento é feito pelos funcionários que têm  de atender a essas pessoas.

“Exames de ultrassom e tomografia são marcados todos para o mesmo dia (sexta-feira). Obrigam as pessoas a ficar em jejum desde o dia anterior, marcam todos os exames para às 13 horas da sexta-feira e as últimas pessoas são atendidas quase à noite. Algumas inclusive pessoas de idade avançada acabam ficando sem comer por quase 24 horas. O atendimento é feito em uma sala apertada, com poucas cadeiras e a atendente com extrema má vontade”.

COMO RECLAMAR

Para registrar a queixa, a pessoa deve acessar o site w­ww.ca­ixa­pretadasa­ude.org­.br e cli­car em um ícone amarelo que apa­rece no canto superior esquerdo da tela. Nesse local, deve indicar o Estado e a cidade. De­pois, em outra caixa que se a­bre, o interessado po­de digi­tar sua reclamação e, se houver também ler outras queixas.

“A expectativa é que o próprio gestor tome providências para resolver o problema da cidade, uma vez que a informação está pública. Faremos um balanço mensal das denúncias e casos sem solução ou que se avolu­mam, enviaremos às promotorias de saúde e a outros membros do Ministério Público”, afirma a AMB.

Mas antes de ser publi­ca­da no site, as reclamações são avaliadas por uma equipe da “Caixa-Preta”. “Ao receber a de­núncia na plataforma on­li­ne a equipe responsável pela che­ca­­gem da veracidade entra em contato com médicos da região, profissionais da saúde, ou solicita mais dados e informações para o próprio denunciante. É importante que o denunciante envie fotos ou pequenos ví­de­os, pois isto dá credibi­lidade à informação”, explica a assessoria da associação.

Mãe diz que não encontrou pediatra

para filha de seis  meses na Unimed

As reclamações através do portal da Caixa Preta da Saúde começam a chegar inclusive contra a rede privada de atendimento de saúde, como o caso do pronto atendimento da Unimed, que funciona ao lado da Santa Casa de Olím­pia. De acordo com a posta­gem feita na quinta-feira, dia 22, por uma pessoa que se identificou apenas pelo nome Camila, ela não encontrou um médico pediatra para sua filha de apenas seis meses de idade.

“Fui ao pronto atendimento da Unimed com a minha filha de 6 meses e não fui atendida por um pediatra”, afirmou Camila na postagem que fez no site da AMB (Associação Médica Brasileira).

No entanto, a reportagem manteve contato com a assessoria de imprensa da Unimed Rio Preto, e a resposta indica que na maior parte do tempo o pronto atendimento trabalha apenas com médicos ge­nera­listas plantonistas e, quan­do surgem problemas mais sérios, ou seja, dependendo do estado clínico do paciente, um médico da especialidade é acionado imediatamente para dar prosseguimento ao atendimento.

“O Pronto Atendimento A­dulto e Infantil 24 horas da Unimed em Olímpia possui uma equipe de médicos plantonistas e enfermeiros espe­cializados em atendimentos de urgência e emergência. Todos os pacientes são prontamente atendidos e, se necessário, encaminhados a um especialista. Como é o caso de atendimentos de menores de 18 anos. Dependendo do estado clínico do paciente, um pediatra é chamado imediatamente pa­ra dar continuidade ao atendimento”, diz a nota enviada à redação do jornal.da Saúde começam a chegar inclusive contra a rede privada de atendimento de saúde, como o caso do pronto atendimento da Unimed, que funciona ao lado da Santa Casa de Olím­pia. De acordo com a posta­gem feita na quinta-feira, dia 22, por uma pessoa que se identificou apenas pelo nome Camila, ela não encontrou um médico pediatra para sua filha de apenas seis meses de idade.

“Fui ao pronto atendimento da Unimed com a minha filha de 6 meses e não fui atendida por um pediatra”, afirmou Camila na postagem que fez no site da AMB (Associação Médica Brasileira).

No entanto, a reportagem manteve contato com a assessoria de imprensa da Unimed Rio Preto, e a resposta indica que na maior parte do tempo o pronto atendimento trabalha apenas com médicos ge­nera­listas plantonistas e, quan­do surgem problemas mais sérios, ou seja, dependendo do estado clínico do paciente, um médico da especialidade é acionado imediatamente para dar prosseguimento ao atendimento.

“O Pronto Atendimento A­dulto e Infantil 24 horas da Unimed em Olímpia possui uma equipe de médicos plantonistas e enfermeiros espe­cializados em atendimentos de urgência e emergência. Todos os pacientes são prontamente atendidos e, se necessário, encaminhados a um especialista. Como é o caso de atendimentos de menores de 18 anos. Dependendo do estado clínico do paciente, um pediatra é chamado imediatamente pa­ra dar continuidade ao atendimento”, diz a nota enviada à redação do jornal.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas