04 de outubro | 2020

Identificado o proprietário da caminhonete com placas de Olímpia carregada com ouro

Compartilhe:

OPERAÇÃO OURO!
Olimpiense teria vendido o veículo para
exploradores de ouro de Minas Gerais.
O veículo foi apreendido no Mato Grosso
com 17,96 quilos de ouro avaliados
em R$ 6 milhões.

Foi identificado na delegacia de polícia de Olímpia o proprietário da caminhonete Hilux, abordada no estado do Mato Grosso, transportando 17,95 quilos de ouro. Ele procurou espontaneamente a polícia olimpiense e declarou que mora em Olímpia e o veículo foi vendido em abril deste ano para exploradores de minerais em Minas Gerais. A transferência do veículo foi feita no último mês de agosto. O nome, no entanto, não foi divulgado.

A abordagem da caminhonete foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que encontrou uma quantidade de 17,95 quilos de ouro sob o banco do veículo, durante fiscalização na BR-364, em Alto Garças, no MT, na tarde de sexta-feira (25). O material é avaliado em R$ 6 milhões. A equipe PRF informou que fazia fiscalização de rotina quando abordou o veículo Toyota Hilux, com placas de Olímpia (SP).

A caminhonete era ocupada pelo condutor, de 36 anos, e dois passageiros, de 56 e 53 anos. Questionados, disseram que estavam viajando de Cuiabá para São Paulo e que o condutor trabalhava com vendas, sem especificar detalhes. Os passageiros seriam os seguranças do condutor. Os nomes também não foram revelados.

Os policiais realizaram uma busca veicular e encontraram, dentro de uma mala, sob o assento traseiro do veículo, uma quantia pesando aproximadamente 17,95 kg de ouro em barras. Foi apresentada nota fiscal, mas quando os PRFs solicitaram a guia de trânsito, o condutor disse que não possuía esse documento.

Conforme a nota fiscal, o ouro transportado é ativo financeiro, pois foi recolhido IOF (imposto sobre operações financeiras) e não o ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços). Por se tratar de ativo financeiro é obrigatória a expedição da guia de trânsito de ouro ativo financeiro. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal, em Rondonópolis/MT.


 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas