18 de setembro | 2016

Ibope fez pesquisa extraoficial para orientar candidato a prefeito local

Compartilhe:

Da redação e assessoria

O Ibope Inteligência confirma a realização de uma pesquisa em Olímpia, mas especificamente para prestar orientação para uma coligação redirecionar sua campanha eleitoral. No entanto, em nota divulgada, o instituto não divulgou qual seria o candidato, buscando simplesmente informar que não se tratava de uma pesquisa de intenção de votos para prefeito municipal, nos termos em que necessitam ser regis­tradas na Justiça Eleitoral.

Embora em nenhum momento tenha havido divulgação oficial de resultado por parte de qualquer das coligações que disputam a eleição do próximo dia 2 de outubro, mas comentários e uma espécie de folder com os dados sendo distribuídos pelo Whatsapp, pela internet, a nota do instituto tem por finalidade negar qualquer situação em relação a resultados.

“O Ibope Inteligência tomou conhecimento de que foram divulgados resultados de uma suposta pesquisa eleitoral no município de Olímpia, para averiguar a intenção de voto para a prefeitura da cidade”, diz trecho da nota publicada no site o órgão com a data desta sexta-feira, dia 16.

“Esclarecemos, entretanto, que não realizamos pesquisa de intenção de voto para divulgação na cidade e que é falsa qualquer divulgação de resultado de pesquisa atribuída ao IBOPE em Olímpia”, acrescenta.

Entretanto, na se­quência, o órgão confirma que realizou um trabalho de pesquisa na cidade com o objetivo de orientar decisões partidárias eleitorais: “Realizamos uma pesquisa no município para um dos partidos/candidatos com o objetivo de orientar decisões estratégicas de sua campanha”.

“No entanto, ainda segundo a nota publicada, como prevê a lei eleitoral, esses resultados não podem ser divulgados e também não condizem com o que está sendo veiculado na cidade”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas