28 de outubro | 2012

Homicídios mostram que cidade está mais violenta que em 2011

Compartilhe:

De acordo com os números divulgados recentemente no site da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, principalmente em relação a crimes praticados contra pessoas, Olímpia já está mais violenta que no ano passado. Até setembro deste ano foram registrados três homicídios contra apenas dois em todo o ano de 2011.

Mas o aumento da violência aparece também quando a comparação é feita em relação ao crime de tentativa de homicídio. No ano passado foram seis casos, mesmo número deste ano se considerado o total referente a agosto e pelo menos um caso registrado em setembro.

Somente até o final do mês de agosto foram registradas cinco tentativas de homicídio e se considerado o caso ocorrido dia 22 de setembro, já se chega a um valor igual, ou seja, seis ocorrências do gênero.

Vale destacar que foram considerados os números que constam no site da Secretaria de Segurança Pública, que tem como fontes o Departamento de Polícia Civil, a Polícia Militar e a Superintendência da Polícia Técnico-Científica. Além disso, há também dados extraídos do arquivo do jornal.

SITUAÇÃO ESTRANHA
O que se pode estranhar é o número de roubos praticados na cidade neste ano, principalmente. Chama a atenção principalmente as informações relativas aos meses de julho e agosto.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública foram 14 assaltos nos dois períodos – 7 em julho e 7 em agosto. Entretanto, as informações divulgadas à população aparentam ter sido diferentes.

Nos dois meses, segundo o que foi apurado no arquivo do jornal, foi divulgado que ocorreram apenas oito crimes, ou seja, quatro em cada mês. Curioso é que normalmente se credita à Secretaria de Segurança Pública o desejo de mostrar uma redução dos casos de violência.

DDM já registrou um estupro a mais neste ano que em 2011

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) já registrou um caso de estupro a mais neste ano do que o total registrado em todo o período de 2011. Segundo as informações divulgadas no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, até o final de setembro foram 15 ocorrências do gênero contra apenas 12 em todo o ano passado.

Embora não se tenha informação alguma pelo menos oficial desse tipo de crime no site da Secretaria de Segurança Pública, porque as informações relativas à DDM começaram a aparecer no site a partir do ano passado, pode se afirmar que se trata de uma situação que está fugindo da normalidade.

Mas também vale ressaltar que a Secretaria divulga números levando em consideração as fontes como o Departamento de Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas