14 de dezembro | 2022

Guarda Municipal completa primeiro trimestre de operação com aumento de 60% nos atendimentos em Olímpia

Compartilhe:

Da Assessoria – Atuando efetivamente desde setembro deste ano, a primeira turma da Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Olímpia completa, neste mês de dezembro, seu primeiro trimestre de operação.

Um dos mais importantes projetos para a área de segurança pública do município e da gestão do prefeito Fernando Cunha, a GCM tem atuado no reforço do patrulhamento, da ordem, no trânsito e no apoio às mais diversas ocorrências e demandas da população.

Neste período, segundo balanço da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, já foram registrados mais de 2 mil atendimentos, sendo que houve um aumento de mais de 60% no trimestre, nos serviços em atuações de patrulhamento e apoio às ações, secretarias e serviços públicos. Em setembro foram 534 demandas, em outubro, 652, e, em novembro, 865 registros.

Além disso, mais de 137 boletins de ocorrências policiais foram efetuados no trimestre com o apoio dos agentes municipais, em casos de furtos, acidentes de trânsito, violência, perturbação ao sossego, entre outros.

Já com relação ao patrulhamento de apoio, os guardas atuaram no atendimento a demandas de saúde como na UPA e nas UBS, ações da educação em apoio às escolas como o trabalho de segurança na entrada e saída dos alunos; atividades de trânsito com o auxílio no embarque de estudantes na rodoviária; apoio na segurança e monitoramento em ações do Cartório Eleitoral; nos CRAS; no Ginásio de Esportes; além de atendimentos de apoio ao diversos órgãos e locais como Tiro de Guerra, Recinto do Folclore, Casa de Passagem e outros locais.

Ao todo, a CGM conta com 50 agentes, que atuam nos bairros de toda a cidade e nos distritos, oferecendo mais agilidade e eficiência no trabalho preventivo para o bem estar da população. Recentemente, mais 12 profissionais concursados foram convocados e empossados e já estão em trabalho administrativo na guarda. Em breve, farão o curso de formação na Academia de Campinas para atuarem junto ao efetivo já em operação. Em caso de necessidade, o morador pode acionar a GCM pelo telefone 153.

VIDEOMONITORAMENTO

Em conjunto com as ações de segurança, o sistema de videomonitoramento de Olímpia também completa mais um ciclo de operação neste mês de dezembro. São três anos de implantação da Central, que comanda o monitoramento das câmeras instaladas em mais de 50 pontos do município, com vigilância 24 horas e filmagens em tempo real. Mais um projeto inédito da atual gestão para a melhoria da qualidade de vida e segurança de toda a população.

Segundo relatório estatístico do setor, mais de 1.450 atendimentos foram registrados em 2020, 2021 e até novembro de 2022, entre ordens de serviço, estudo para ações preventivas e auxílio em ocorrências da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Neste período, diversas situações já foram flagradas e ocorrências resolvidas com o apoio das imagens do videomonitoramento, desde casos de violência, como depredação do patrimônio, furtos, acidentes de trânsito, entre outros.

Ao todo, são mais de 150 equipamentos, como softwares, servidores, monitores e outros aparelhos. As câmeras possuem alta resolução com zoom óptico e recurso para visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite. O morador que necessitar de imagens da Central de Videomonitoramento pode procurar o setor de protocolo da secretaria de Administração (Rua 9 de Julho, 1054 – Centro) para solicitar o serviço.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas