06 de abril | 2014

Guarani iniciou safra com promessa de eliminar queima da palha da cana

Compartilhe:

Com a proposta de eliminar a queima da palha da cana-de-açúcar, a Guarani iniciou da safra 2014/15 na última terça-feira, dia 1.º de abril. O início da atividade marcou também a am­pliação da cogeração de e­ner­gia elétrica. A estimativa da empresa é colher 98% da cana própria mecanicamente.

Os outros 2% serão retirados do campo de forma manual, mas sem a queima da palha, por se tratar de terrenos inclinados.

Produtores paulistas de cana-de-açúcar têm até o final deste ano para cumprir o Protocolo Am­biental firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o setor em 2007.

O documento prevê o fim da queima da palha da cana em áreas mecanizáveis em 2014. O prazo vai até 2017 para as áreas em que não é possível utilizar máquinas para colheita.

A mecanização também se estende para o plantio da cana. No ciclo 2014/15, o plantio será 85% mecanizado na Guarani, isso representa um grande salto comparado à safra 2012/13 quando foi registrado índice de 34%.

“Técnicas de agricultura de precisão e investimentos na renovação de canaviais, vão nos auxiliar a aumentar a produtividade da cana-de-açúcar. Nessa safra 2014/15 a empresa vai renovar 18 mil hectares de canavial”, afirma Al­berto Pedrosa, diretor presidente da Guarani. “Ainda avaliamos o impacto da seca que atingiu nossa região produtora no início do ano, mas trabalhamos para superar as 19,7 milhões de toneladas processadas na safra anterior”, acrescentou.

COGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

A safra 2014/15 também marca o avanço do projeto de ampliação da cogeração de energia limpa na Guarani. Autossuficiente em energia gerada a partir do bagaço da cana-de-açúcar, a Companhia estima comercializar mais de 1 milhão de MWh na atual safra, o que representa um aumento de 40% em relação à safra anterior. A empresa já faz testes para o aproveitamento da palha da cana para geração de energia.

PRÊMIO PRODUTIVIDADE

Por outro lado, a Guarani recebeu o prêmio “Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola – Safra 2013/14” concedido pelo Grupo IDEA juntamente com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). O reconhecimento é concedido às empresas que se tornaram campeãs graças à aplicação de tec­no­logias para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Na safra 2013/14 a Guarani processou 19,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, volume recorde na Companhia. No período, foram produzidos 1,6 milhão de toneladas de açúcar, 602 milhões de litros de etanol e 720 GWh de energia para a comercialização. No que se refere à produtividade agrícola, a Guarani registrou rendimento de 92 t/ha, 10,6% mais que a média do setor no Estado de São Paulo.

Para apontar as empresas mais produtivas do Centro-Sul do país foram analisados, de acordo com Dib Nunes, presidente do Grupo IDEA, critérios como moagem mínima de 600 mil toneladas, total de safras realizadas, produtividade, cana plantada e Índice IDEA de 200 unidades sucroenergéticas.

A cerimônia de premiação a­conteceu durante o 16º Seminário de Mecanização e Produção de Ca­na-de-Açúcar realizado nos dias 26 e 27 de março em Ribeirão Preto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas