13 de abril | 2009

Geninho faz avaliação dos 100 primeiros dias para Folha

Compartilhe:

O prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho (foto à esquerda), concedeu uma entrevista exclusiva à reportagem desta Folha no início da tarde desta quinta-feira, dia 9, e fez uma avaliação de sua atuação à frente da Prefeitura Municipal de Olímpia no período relativo aos 100 primeiros dias. De acordo com ele, foi um período difícil e até de poucas realizações, em razão das dificuldades que encontrou por não ter feito o que chama de período de transição de governo, antes de assumir o cargo no dia 1.º de janeiro.

A entrevista exclusiva, por sinal, a primeira concedida a um órgão de comunicação impressa, que está sendo contada nesta edição, pode ser vista pelo internauta na TVIFOLHA. O trabalho do editor, jornalista e advogado José Antônio Arantes (na foto à direita) e do cinegrafista Silvio Roberto Facetto, está disponibilizado e pode ser acessado através do site www.ifolha. com.br.

Mesmo assim, se diz satisfeito e feliz com o pouco que realizou. "Primeiro porque consegui montar uma equipe de trabalho que realmente está comprometida e que ama Olímpia acima de qualquer coisa e que está me ajudando muito", comentou.

Mas quando fala em relação à cidade, de uma forma geral, faz um alerta ao fato de ter perdido cerca de 60 dias no sentido de conhecer os problemas e as condições de cada secretaria. "Poderia ter ganho com uma possível transição em novembro e dezembro. Nesses primeiros 100 dias, fiquei quase 60 dias planejando a cidade", justificou.

De acordo com ele, nos dois primeiros meses ele teve que ficar mantendo contatos e conhecendo cada departamento da prefeitura."Quanto se gastava com cada item da prefeitura e isso acabou atrasando", diz. Foi um período, como ele mesmo afirma, "pedindo relatórios diários para cada secretário e na realidade as ações começaram agora". Porém, o prefeito destaca que "nós já podemos observar a cidade mais limpa e mais bem cuidada".

Uma equipe de limpeza, segundo Geninho, está cuidando da cidade "com mais carinho e cuidando melhor dos nossos trevos". Ele explica que foram priorizados os bairros na questão de recapea_mento asfáltico: "Fizemos em torno de 60 mil metros quadrados nos Jardins José Trindade e Luiz Zucca, na avenida Dr. Andrade e Silva". De acordo com o prefeito, que preferiria ter realizado a recuperação do asfalto em toda a cidade, ainda falta investir cerca de R$ 10 milhões para sanar o problema de vez.

 

PRÓXIMA SEMANA

De acordo com o prefeito, a partir da próxima semana começa a recuperar com recapeamento, mais aproximadamente 120 mil metros quadrados de asfalto. "Mas percebo também que nesses 100 dias a auto-estima da população melhorou. Pessoas que viviam com medo e viviam atrás de uma possível perseguição, parece que deram um grito de libertação. Então, isso é muito importante. Hoje as pessoas fazem críticas ou fazem os seus elogios de uma forma muito natural, democrática e transparente e isso é bom para o prefeito", avalia.

Geninho ressalta que é muito bom para o prefeito receber elogios, mas que também é muito bom receber as críticas. "Ele (prefeito) tem que estar preparado para isso (elogios ou críticas), ele deve ser político e deve estar pronto para administrar", enfatiza.

Ele afirma perceber que houve melhorias em todos os setores, mas faz questão de deixar claro que a auto-estima da população e a melhoria na limpeza da cidade são "uma parceria que está se entrelaçando cada dia mais com o turismo e com o Thermas dos Laranjais".

Um avanço muito significativo, segundo ele, houve na área da saúde. "Apesar de ouvirmos críticas na área da saúde, tivemos um grande avanço. Quem usa o sistema SUS, entende o que eu estou dizendo", ressalva. "Chamamos todos os médicos do concurso público, urgente, e ainda contratamos mais uma dúzia deles", informou.

Geninho citou também que duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), já atendem até às 22 horas e quando assumiu a prefeitura, era apenas uma atuando nesse sistema. Além disso, aponta a criação e implantação do Centro de Recuperação do Idoso (CRI) e o Programa de Saúde da Família (PSF), este que começará a funcionar brevemente nos Distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu. "Esses são os pontos que a gente percebe de melhor visibilidade nesses primeiros 100 dias", acrescenta.

 

Buracos

Sem esquecer a questão dos milhares de buracos espalhados por todas as ruas da cidade, seja na periferia, seja na região central da cidade. Os buracos, segundo Geninho, são grande parte dos problemas para todos os prefeitos.

"Os buracos que nós herdamos no dia 1o de janeiro, nem 500 caminhões de tapa buracos resolveria na primeira semana. Então, do primeiro dia até hoje, além de recapeamento, todo dia se implanta de um a dois caminhões de tapa buracos. Quem transita pela cidade ainda encontra ruas com deficiências, mas acredito que 80% dos buracos da cidade já estão solucionados", calcula. O prefeito ressalta, porém, que os caminhões de massa são aplicados de forma correta e não apenas jogados "como era no passado".

De acordo com ele, antes de colocar a massa, é aplicada uma cola no buraco e, depois, passado um rolo compactador. "É a forma correta de tapar um buraco, serviço que antigamente durava dois meses hoje dura seis. Você gasta centavos a mais por metro quadrado, mas tem uma qualidade melhor", explica.

Por outro lado, Geninho reconhece que o resultado não é o que esperava e gostaria de ver no final desse primeiro período de governo. "Ainda é cedo para falar de muita coisa, mas a princípio, de uma forma rápida, gostaria de deixar esses primeiros registros dos primeiros 100 dias de governo", finalizou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas