12 de dezembro | 2010

Geninho confirma “debandada” de estátuas da praça Rui Barbosa para Recinto do Fefol

Compartilhe:
 



O prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, confirmou, nesta semana, que as três estátuas confeccionadas pelo artista plástico italiano, Antônio Masini, colocadas há 7 anos na Praça Rui Barbosa, como parte das comemorações do centenário da cidade, serão levadas para o Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas Professor José Sant’anna, zona sudoeste de Olímpia.

O monumento, implantado há sete anos na Praça Rui Barbosa, composto por três estátuas, foi inaugurado na manhã do dia 12 de julho de 2003, representa a unificação dos povos que por aqui chegaram. Quer dizer, a construção da própria sociedade local, segundo explicações do próprio artista. “Vamos ter que transferir as esculturas para o Recinto do Folclore”, avisa o prefeito.”Mas as alterações no visual não param por aí. “Vamos ter que desmanchar ponto de táxi, as instalações hidráulicas e elétricas serão totalmente novas, a estátua do Rui Barbosa será retirada e restaurada para voltar ao mesmo lugar, todo o piso será retirado”, explicou o prefeito, na tarde da quarta-feira, dia 8, em entrevista que concedeu à imprensa local.


Essa etapa da reforma custará R$ 535.325,72, e será executada pela Novamar Ambiental e Construtora, de São José do Rio Preto, com exceção do Centro de Recepção ao Turista (CRT) com os banheiros, na parte de baixo, que está a cargo de outra empresa e parada por falta de pagamento. Neste caso, os recursos têm de vir do Governo Federal.


“A obra está aproximadamente 40% construída, só que a empreiteira não recebe nenhum real do Ministério do Turismo, e só quando ela receber os 40% já executados é que retomará a obra”, explica o prefeito, na expectativa de que o pagamento ocorra ainda em dezembro. “Até porque a

Novamar e essa empresa terão de falar a mesma língua, porque um estará fazendo obra dentro da obra do outro”, acrescentou.

Na nova praça haverá um sistema para reaproveitamento das águas de chuvas, para regar a jardinagem. “No final da praça existirão algumas caixas para reservar água. A drenagem da água da chuva, que correrá pela praça, vai ser permeável e canalizada para essas caixas que, por sua vez, terá uma bomba que a jogará nos pontos de irrigação da praça”, informou.


De acordo com o prefeito, a nova praça terá uma fonte luminosa, com fontes dançantes, que jorrarão água para bem alto mesmo, muito colorida, dançante. Haverá também uma concha acústica e um palco com arquibancadas de concreto.


“Poderá ter eventos o ano todo, grupos folclóricos, shows, e toda a praça terá a visão do que está acontecendo nela; a iluminação é moderna, a mesma que está na Praça da Matriz de São João Batista; o piso também é o mesmo, intertravado colorido, bastante área verde”, comentou.


ARQUITETO

Para o arquiteto Miguel Luiz Ramos (na foto explicando o projeto, observado prefeito, pelo secretário de obras, sentados; e pelo empreiteiro, de pé), a praça Rui Barbosa “não tinha conceito de praça, ou seja, praça é piso, como existem nas praças europeias, onde servem de centros de participação popular, da comunidade, faltava piso na Praça Rui Barbosa, uma extensão maior”.

Com essa modificação, segundo Ramos, haverá uma “integração entre a Praça da Matriz e a Rui Barbosa, aumentando a área de piso, inclusive haverá a possibilidade de ser montado um palco maior e a concha servir de camarim”.


Embora não esteja prevista a retirada de nenhuma das Palmeiras Imperiais, de acordo com o secretário de Obras, Engenharia e Meio Ambiente, Gilberto Tonelli Cunha, algumas espécies de árvores, que servem para bosques, mas não para praças, deverão ser retiradas, como, por exemplo, Jambolão, Sibipiruna, Ipês e Cedro, que serão replantadas em outro local.


No projeto está prevista uma praça de alimentação com cinco quiosques e banca de revistas. Na oportunidade, os comerciantes interessados deverão se habilitar e obedecer a critérios da licitação.


“Eu não quero só chapeiro de lanche, quero um centro de alimentação decente, em que o cidadão pode levar a família para jantar; a ideia também é ter uma banca de revista decente, com vidro e aço inox, e lá ter, além de jornais e revistas, charutaria, cartões postais, de tudo um pouco; e, finalmente, podemos até ter comércio normal, mas isso o Miguel ainda estuda com modelos de outros centros urbanos”.


MÃO INGLESA

Ainda sem uma definição está a alteração da mão de direção da rua Coronel Francisco Nogueira que atualmente funciona no sentido norte-sul. A rua poderá ser transformada em mão inglesa, possibilitando que o usuário que descer pelo lado da rua David de Oliveira, acesse o lado da Bernardino de Campos sem ter que andar três quadras a mais.

“Ainda vou conversar com o Gilberto Tonelli e com o Miguel sobre a possibilidade de implantarmos a mão inglesa, hoje você não pode rodar de carro pela praça”, observa o prefeito.


No sistema mão inglesa o motorista que descer pela David de Oliveira poderá virar à esquerda, atualmente contramão, mas se manter na esquerda. Mesma situação, mas no sentido oposto, quem transitar pela Bernardino de Campos, poderá virar à esquerda, atual sentido de direção, mas também permanecendo do lado esquerdo. “No meio dessa via, haverá uma faixa divisória”, explica o prefeito.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas