15 de agosto | 2021

Frei Lucas da Igrejinha fala até sobre exorcismo e apocalipse no “Cidade em Destaque” de terça

Compartilhe:

Durante uma hora, o religioso respondeu as perguntas dos âncoras da Rádio Cidade. Lucas falou sobre santuário, nova praça, pandemia, filosofia, amor incondicional, apocalipse, exorcismo, Lúcifer, entre outros.


O Frei Lucas Lisi Rodrigues, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, participou do programa “Cidade em Destaque”, da terça-feira, 10, pela Rádio Cidade (Youtube e Facebook), quando foi entrevistado para falar da transformação da Igrejinha em Santuário e sobre um projeto de remodelação da sua praça, que irá inseri-la no cardápio turístico da estância de Olímpia.

Lucas Lisi, que é mestrando em Filosofia, durante quase uma hora foi entrevistado pelos âncoras do programa, Bruna Arantes Savegnago e José Antônio Arantes, mas acabou transformando o programa num “ping pong” onde falou também sobre pandemia, amor incondicional, apocalipse, exorcismo e até sobre Lúcifer.

Sobre o reconhecimento da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida como Santuário, Frei Lucas afirmou que isso aumenta as responsabilidades, pois amplia o leque de atividades tendo que ter missas todos os dias e ficar abertos também frequentemente para receber os fiéis.

“ENTORNO DA PRAÇA SERÁ TRANSFORMADO
NUM PONTO DE ENCONTRO COM A FÉ”

Na questão de mudança física o religioso explicou que tem um projeto em andamento para uma transformação de todo o entorno da igreja Nossa Senhora Aparecida (praça, museu de artes sacras) para inserir a igrejinha no cardápio turístico do município.

“Fiquei muito empolgado depois de ter visto o projeto que vai realmente transformar a praça e vai realmente fortalecer a própria mudança para santuário, transformando o local num ponto propício para o encontro com a própria fé”, afirmou.

E complementou: “Gostei muito de ter vindo para Olímpia e quando cheguei o projeto de mudança já estava em andamento. Mas o novo modelo vai remeter a sinais de fé. Vai haver uma fonte, um marco sobre o tema Caminho da Fé, já que a cidade vai abrigar o caminho da fé”.

Ainda a respeito do tema, Lucas destacou a própria arte sacra que existe dentro da igreja, em pinturas do artista olimpiense Daquinho, “Os momentos de Maria”, que conta passagens que Maria viveu com seu filho Jesus.

FILOSOFIA FAZ REFLETIR E

PENSAR ALÉM DA RELIGIÃO

O frei da igrejinha, no entanto, começou o programa falando sobre a filosofia que é um curso obrigatório na igreja para ser frei ou padre, tanto a filosofia quanto a teologia.

“A filosofia faz refletir e pensar além da religião, inclusive para fazer outras pessoas pensarem e nunca foi tão importante pensar, principalmente nesses tempos de pandemia e negacionismo”, enfatizou.

Disse que sofreu uma mudança muito grande depois da filosofia. “Primeiro com Kant, e depois com Santo Agostinho, que é um grande filósofo para a Igreja, principalmente em se tratando do assunto temporalidade e materialidade. Já o curso de teologia faz refletir Deus, as doutrinas da igreja, dogmas, conhecer mais de perto todos os mistérios que envolvem a espiritualidade”, explicou.

“JESUS TEM QUE SER VISTO

COMO UM FILÓSOFO POR EXCELÊNCIA”

E concluiu: “Devemos enxergar Jesus como filósofo por excelência, além do filho de Deus, o amor incondicional. A pandemia nos fez enxergar a Jesus com relação a empatia, sofrer com a dor do outro. Mesmo diante de tantas mortes, é preciso ver que Jesus é o que nos dá a vida eterna”.

Em relação ao amor incondicional, ressaltando que é um processo muito difícil, contou que está na vida religiosa há 13 anos. Viveu na Amazônia e viveu experiências de vida com os ribeirinhos e indígenas.

“O estender as mãos é um processo, nesta pandemia, muitos que eram bons ficaram melhores e quem era mau ficou pior. Na pandemia tive muitas experiências tristes e uma das maiores foi ver crianças admirando que naquele dia iriam comer carne, um alimento para muitos corriqueiro, mas para aqueles que estavam em situação de penúria, um artigo a ser comemorado”, enfatizou.

Frei Lucas elogiou as atitudes do Papa Francisco e sobre os segredos da Igreja Católica, disse que em quase todas as áreas da vida existem seus mistérios e místicas e que isso faz parte da vida.

99,9% DOS CASOS DE EXORCISMO
SÃO PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

Sobre exorcismo, alegou que sempre existem as forças do mal, mas quando se fala de exorcismo, em 99,9% dos casos, foram comprovadas que foram problemas psicológicos, e a Igreja não reconhece a grande maioria como verdadeiros. Para ser confirmado teria que fugir de todas as teorias científicas verificáveis possíveis.

“No entendimento mais amplo, no aspecto de libertação, ou seja, ter um novo comportamento, isso é compreensível. No sentido da fé, libertação pode sim mudar a vida de alguém. Tudo na vida existe um processo que o ser humano precisa vivenciar, conhecer, evoluindo vai se transformando no sentido do amor.

A “Live Solidária” que a paróquia realizou no dia dos pais, segundo ele, foi um grande sucesso e um exemplo da solidariedade do povo olimpiense.

“Estou muito feliz com o que foi arrecadado e os trabalhos solidários que realizamos e que foram multiplicados na pandemia, só ocorrem por causa da ajuda de todos. Sabemos que ainda assim não deu para suprir todos os problemas sociais de qualquer cidade, mas ajuda a diminuir a fome e as necessidades básicas de muitas pessoas”, afirmou.

“LIÇÃO DA CRISE:
A SEDE DE AMOR, DE DEUS”

Lisi complementou: “A maior lição nessa época difícil, foi a sede de amor de Deus. Vi famílias orando nos seus lares, vi as famílias juntas, levando mantimentos. Isso foi o que marcou nas carreatas da Paróquia. Houve um aumento muito grande de pessoas que procuraram as igrejas, mas que precisam tomar os cuidados de higiene por causa da pandemia, e que por causa disso tudo precisou triplicar o número de missas. Aconselha que quem não se sente seguro, que continue acompanhando as celebrações on-line e que todos tomem as vacinas”.

Ainda sobre a fase de pandemia, o frei verificou que o psicológico das pessoas ficaram abalados. “Uma equipe que colabora com a paróquia passou a atender muita gente e esse é um projeto que deu e está dando muitos resultados porque ameniza as dores da alma de muita gente pelo simples fato de serem ouvidas, de falarem os seus problemas para um profissional que pode ajudá-las. Tudo isso, na maioria das vezes, foi feito de forma on-line”, explicou.

Quanto a existência ou sobre quem é Lúcifer, o religioso destacou que é um assunto polêmico, mas é preciso entender a mensagem de cada personagem, sendo ele aquele que quis ocupar o lugar de Deus. “Tem que entender o sentido. Ele não quis mais andar com Deus e isso pode significar que se não andar com Deus, pode ser um caminho errado. Andar com Deus é exercer o bem, ter empatia, ter fé, isso nos aproxima mais de Deus”.

APOCALIPSE É UM FIM.
MAS A VIDA ESPIRITUAL NÃO TEM FIM.

Sobre o Apocalipse, explica que é um fim. Sobre a vida espiritual, ela não tem fim. “Muitas vezes, na história e na vida das pessoas, já experimentamos o Apocalipse, mas tudo faz parte de um processo. Jesus que carregou uma cruz, fala que cada um tem que carregar a sua cruz. As pessoas nunca devem abandonar sua cruz. Pandemia não quer dizer que seja um final, apesar de ser um sinal apocalíptico.

Frei Lucas também apontou que o ódio dilacerado, o exagero do ódio é algo muito ruim que estamos vivendo pela polarização, e pode ser chamado até de a Besta do Apocalipse.

Dentro deste contexto entra também a preocupação com o meio ambiente, como garantia de vida para as próximas gerações. “E o Papa Francisco escreveu uma encíclica sobre a preocupação do aquecimento global, do desmatamento”.

É PRECISO LUTAR PARA

CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MELHOR

Concluindo, enfatizou a importância da educação, que é trabalhada pela própria igreja. Mas entende que é difícil se conseguir resultados massivos, porque cada pessoa tem um jeito de ser.

“Às vezes a gente se sente impotente, mas nunca pode se calar. É preciso lutar para que possamos construir uma sociedade melhor. A realidade dos dias atuais precisa ser pensada, refletida sempre, pois as mudanças são rápidas demais e exigem compreensão, entendimento”, concluiu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas