26 de março | 2023

Fotógrafo olimpiense apresenta mostra fotográfica no Dia Mundial da Síndrome de Down em Rio Preto

Compartilhe:

Para abraçar a causa, o Riopreto Shopping Center e o fotógrafo Bruno Arantes abriram a exposição “Mundo Down – Retratos”, no centro de compras de 21 a 31 de março.

O fotógrafo olimpiense, atualmente radicado em São José do Rio Preto, Bruno Arantes, foi destaque em edição da última semana do Diário da Região em matéria falando sobre exposição que fez alusiva ao Dia Mundial da Síndrome de Down no Ro Preto Shopping Center naquela cidade.

Em reportagem, o jornalista Salomão Boaventura, após falar sobre a data, enfatizou que para abraçar a causa, o Riopreto Shopping Center e o fotógrafo Bruno Arantes abriram a exposição “Mundo Down – Retratos”, no interior do centro de compras de 21 a 31 de março.

Esta é a segunda edição de um projeto criado pelo fotógrafo há cerca de cinco anos. Bruno contou ao Diário que o seu propósito era o de promover a Síndrome de Down por meio de retratos de pessoas de diferentes idades e perfis.

A INSPIRAÇÃO

“A ideia da exposição nasceu na época em que eu fazia faculdade, quando conheci o priminho de um amigo que tem Síndrome de Down. Ele tinha uns 18 anos naquela época e isso era algo completamente novo para mim porque eu não conhecia aquela realidade. A convivência com ele abriu a minha cabeça, fez eu saber como conviver. Isso começou a se tornar normal na minha vida e surgiu a ideia de causar no público o mesmo impacto que tive. Quero mostrar que as pessoas com Síndrome de Down podem conviver, amar, trabalhar e ter seu papel na sociedade, como todas as pessoas”, contou.

Aliás, o primo desse amigo do fotógrafo faz parte da exposição. É o jovem Judah Andrade, que hoje tem 25 anos. Além dele, mais 33 pessoas com Síndrome de Down foram fotografadas em Rio Preto e cidades da região, em um trabalho que durou mais de cinco meses. “Na primeira edição que fiz no Riopreto Shopping, a exposição trazia mais jovens. Desta vez, as idades são bem variadas. Há desde bebês a pessoas com mais de 40 anos”, destaca.

SEGUNDO TRATALHO
SUPEROU EXPECTATIVAS

Bruno explicou que o trabalho com as fotografias superou suas expectativas. “A primeira exposição foi mais elaborada, tinha cenários. Dessa vez, foi muito eu e a pessoa fotografada no estúdio. Penso que a gente tem que saber interagir, ter a paciência de esperar o tempo deles, conquistar a confiança, para conseguir tirar a expressão natural e espontânea deles. As fotos não são todas iguais, não são todos sorrindo. As fotos são com a expressão que cada um tinha para dar. Foi dada uma liberdade grande para eles se expressarem como quisessem no estúdio”, recorda.

O fotógrafo espera que a exposição possa tocar o público e causar uma mudança de mentalidade. “Espero que o público mude aquela mentalidade de que pessoas com Síndrome de Down são doentes, com problema mental e limitadas. Desejo que o público perceba que eles são pessoas com sentimentos, expressões e interações como todo mundo e podem produzir e viver em sociedade, como qualquer outra pessoa”, ressalta Bruno.

BRUNO TRABALHOU COMO
FOTÓGRAFO DE BRUNA VIOLA

Com mais de duas décadas de atuação, Bruno Arantes começou na fotografia por meio dos casamentos, depois passando para os ensaios de moda de revistas conceituadas da região.

Entre 2018 e 2020, trabalhou com a cantora Bruna Viola, ganhadora do Grammy Latino, e traz em seu currículo ensaios com grandes nomes das artes e do entretenimento. Hoje, ele tem seu próprio estúdio, trabalhando com casamentos e produção de fotos artísticas, corporativas e publicitárias.

Na última terça-feira, dia 21, foi celebrado o “Dia Mundial da Síndrome de Down”. Oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012, essa é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas