19 de setembro | 2021

Festival dos Jogos Paralímpicos reúne alunos na EMEB Santo Seno como prática da Inclusão Social

Compartilhe:

 

O Jogos Paralímpicos foi o grande tema do festival realizado nesta quinta-feira, 16 de setembro, na EMEB Santo Seno. Os alunos, além de conhecimento esportivo, receberam preparação técnica de como se desenvolve as Paralimpíadas, vivenciando atividades práticas da Inclusão Social.

Organizado pelos professores de educação física, Edson Gonçalves Junior e Bruna Bonito, o festival reuniu os alunos na quadra da escola e contou com a presença da secretária da educação Dalva Coelho, professores e coordenadores. Os alunos exibiram as práticas esportivas de goalball, atletismo para deficiente físico, lançamento de dardo, vôlei sentado e arremesso de peso.

O professor Edson Junior falou das diretrizes e importância do evento. “Tudo isso que foi pensado e planejado foi diante dos jogos paralímpicos e foi uma experiência muito legal para essas crianças, para ver as possibilidades que as pessoas que tem deficiência física e também um pouco de deficiência cerebral severa podem realizar atividades diante das dificuldades que elas têm.  Então foi um desafio muito grande estar mostrando isso para as crianças, mas a vivência e o enriquecimento motor que elas ganharam foi fantástico. O festival vem mostrar para as crianças que mesmo com dificuldades físicas e cerebral, eles são exemplos de determinação, de persistência e de conquista diária. Isso serve para nossa vida”, disse o professor

Dentro do contexto escolar, onde a inclusão nas escolas do município acontece desde 2010, a diretora substituta da EMEB Santo Seno, Olga Valéria Marquine, reforçou a dimensão humana e social que esses projetos possibilitam.  “A educação inclusiva no nosso município é vista com todo respeito que a educação merece. No nosso cotidiano escolar, nós procuramos despertar em todos, funcionários, gestores, professores, o sentimento de empatia. Esse é um sentimento que a gente busca bastante com as crianças. Um exemplo disso foi as paralimpíadas, onde todas as crianças têm a oportunidade de se sentir como o outro”, afirmou a diretora.

A escola pretende realizar outros festivais para promover e auxiliar a inclusão na comunidade escolar.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas