08 de maio | 2011

Festa do Congado começa no próximo dia 13 de maio

Compartilhe:

A Festa do Congado que prevê festejos em louvores a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia, começa na próxima sexta-feira, dia 13 de maio, às 20 horas, na praça do Jardim São Bendito, conhecido por Pito Aceso, região central e Olímpia, com o levantamento dos mastros, em homenagem à libertação dos escravos, quando haverá as leituras da carta de alforria e da Lei Áurea, em homenagem à Princesa Izabel.


Mas além do caráter cultural, o evento que encerrará no domingo dia 15, também tem o caráter religioso, considerado de grande importância pelo Capitão José Ferreira, mestre da Congada Chapéu de Fitas, do Jardim Santa Ifigênia, zona norte da cidade.


Por isso, desde o dia 24 de abril, quando houve o levantamento do mastro com a bandeira de aviso, a parte religiosa começou a ser desenvolvida. No dia 4 de maio teve início a novena de preparação.


Já no próximo final de semana, que marcará o encerramento das festividades, haverá visitas às coroas e festeiros, que será no sábado, dia 14. No dia seguinte, domingo, às 8 horas, haverá o café de São Benedito em frente à Capela do Perpétuo Socorro e Santa Ifigênia; às 16 sai o cortejo de rua do reinado (procissão dos devotos), com saída da residência do Capitão Ferreira; às 17 horas, a celebração da Missa Conga e encerramento na igreja de São Benedito.
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas