21 de dezembro | 2014

Falta de tratamento de esgoto da cidade causou nota baixa no ranking ambiental

Compartilhe:

 Embora alegando erros na contagem de pontos realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a assessora de Meio Ambiente do Município de Olímpia, Ana Lúcia Lo­pes Volff, reconhece que a dificuldade maior está relacionada à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em fase de construção, mas com a obra aparentemente paralisada.

Como se recorda, Olímpia voltou a ficar de fora da lista de 100 municípios que receberão a premiação “Verde e Azul”, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Governo do Estado de São Paulo, que avalia as ações e condições ambientais dos municípios. Olímpia foi classificada na 185.ª posição com a nota 68,79.

Da microrregião, apenas Ca­jobi aparece na lista, na oitava colocação com a nota 94,90. Já os municípios de Severínia, que já ocupou a 26.ª colocação com a nota 91,57 e Embaúba, classificado como o 46.º, com a nota 88,92, também estão de fora da edição de 2014.

Sobre a questão a ambien­ta­lista que trabalha para a pre­feitura de Olímpia, no caso do município, reconhece que é o ponto mais falho de todo o processo que será solucionado somente quando a estação já estiver em funcionamento. “Olímpia trata somente 30% do seu esgoto e até a ETE não ficar pronta nós não vamos conseguir a classificação mesmo que a gente atinja a pontuação mínima que é 80 pontos”.

Por isso, de acordo com a assessora, até lá o Município continuará enfrentando dificuldades para obter o selo “Verde e Azul”. “A hora que a ETE estiver funcionando com certeza a gente vai conseguir”, acrescentou.

Já em relação a eventuais erros de contagem de pontos, a assessora informa que as retificações foram solicitadas em uma correspondência encaminhada ao órgão nesta semana. “Veio o boletim para nós para revisão. Nós analisamos e vimos muitas coisas erradas na contagem de pontos e pedimos a revisão”, justificou a assessora, durante entrevista que concedeu à imprensa local.

No entanto, ela acredita que com a revisão da pontuação solicitada a classificação de Olímpia já vai melhorar um pouco em relação ao resultado inicial, podendo chegar até a 129.ª ou 130ª colocação.

Por outro lado, aparentando que as autoridades do município possam ter relaxado nos cuidados com o Meio Ambiente, ela reclama que houve muitas modificações em 2013. “O ano passado foi um ano de reviravolta. Eles tiraram muitas coisas que a cidade já tinha e acrescentaram outras que não tinha”, justificou.

 
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas