12 de fevereiro | 2023

Falta de plantão policial na cidade turística de Olímpia preocupa população e visitantes

Compartilhe:

Sem um plantão policial desde novembro de 2019, Olímpia corre riscos e tem sua segurança comprometida, mesmo recebendo milhões de turistas por ano.

Leonardo Concon

Estância Turística de Olímpia, aliás, o primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo, enfrenta uma séria falha na sua Segurança Pública, apesar dos esforços da Polícia Civil, Militar e agora mais de 70 homens da Guarda Civil Municipal (GCM).

É que, desde novembro de 2019, a Delegacia  de Polícia Civil da cidade está sem um plantão policial noturno, fins de semana e feriados, o que tem deixado a população local e os turistas em risco.

Com a ausência de um plantão policial, todas as ocorrências precisam ser encaminhadas à seccional de Barretos, aumentando a carga de trabalho para as viaturas da PM e comprometendo a rapidez e eficiência da atuação policial na cidade. E, claro, gerando gastos e desgastes, reduzindo o número de homens e viaturas na cidade para esse desvio de mais de 100 quilômetros, ida e volta.

A Prefeitura de Olímpia, através do prefeito Fernando Cunha, tem se esforçado para solucionar o problema, enviando ofícios aos governos estadual, federal e à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

 

A última vez que o prefeito enviou um Ofício, o teor é o seguinte: “Em novembro de 2019, a Delegacia local deixou de funcionar em regime de plantão, sendo os serviços transferidos para a cidade de Barretos, sede da região administrativa, localizada a 50 quilômetros deste município, o que tem ocasionado recorrentes transtornos ao registro de ocorrências, principalmente as mais complexas, flagradas fora do horário de expediente normal.

 “O serviço era disponibilizado no município em parceria com esta Administração Municipal que, além de contribuir com a manutenção da estrutura do prédio, por meio da cessão de Auxiliares de Serviços Diversos, também apoiava a execução dos trabalhos, com cessão de Escriturários e Estagiários, totalizando cerca de 10 funcionários cedidos pela municipalidade.

“Com a suspensão do Plantão, o município buscou oferecer suporte à comunidade para não desassistir integralmente os cidadãos, implantando, nas dependências da Estação Rodoviária, um ponto da Delegacia Eletrônica, para que o morador possa recorrer, além do horário comercial, para registrar ocorrências com apoio técnico, recebendo orientação sobre o preenchimento correto do boletim. No entanto, o auxílio só é válido para ocorrências mais simples, que não necessitem de maior respaldo da competência policial.

“Vale ressaltar que, além da população local que conta com 55 mil habitantes, Olímpia ainda é sede de Comarca, totalizando o atendimento a cerca de 100 mil pessoas. Importante frisar também, que o município recebe cerca de 3 milhões de turistas por ano, representando um grande fluxo de população flutuante que utiliza de todos os serviços oferecidos, incluindo os de segurança pública, o que reforça a importância do Plantão Policial na cidade.

“Cabe acrescentar também que, desde a suspensão do Plantão Policial, o município tem feito gestão constante para a retomada dos serviços, tendo em vista a extrema importância, sendo que o assunto inclusive foi debatido com o Governo do Estado em reunião sobre a formalização de Olímpia como 1º Distrito Turístico, uma vez que é inconcebível a cidade com tamanho potencial permanecer desprovida do serviço de primeira necessidade”.

No entanto, a falta de efetivo policial é apontada como a principal causa da falta de um plantão na delegacia. A Prefeitura já realizou três audiências públicas com a secretaria de Segurança do Estado e oficiou cinco vezes, mas até o momento, só há promessas de concursos para preencher os quadros da Polícia Civil.

É inadmissível que uma cidade que recebe cerca de 3,5 milhões de turistas por ano esteja sem um plantão policial eficiente. A população de Olímpia e os turistas merecem ter a segurança garantida 24 horas por dia, 7 dias por semana. E vamos continuar cobrando, reforçando as ações das autoridades.

A última resposta do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Segurança Pública, alegando falta de efetivo e prometendo concursos:

 

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas