02 de março | 2015

Eventual demolição de chaminé da máquina do David de Oliveira causa polêmica no Facebook

Compartilhe:

A preservação e tombamento histórico da chaminé da antiga máquina de arroz do falecido comerciante português David de Oliveira, cuja família ainda mantem raízes em Olímpia e uma eventual demolição da mesma com o objetivo de favorecer um empreendimento imobiliário, ainda não se sabe em que segmento, acabou causando grande polêmica na rede social Facebook.

No entanto, também já se tem a informação que embora ainda não se possa considerar oficial, que uma empresa tenha adquirido o imóvel recentemente, mas a ideia seria a preservação da mesma mantendo um dos poucos ícones da história da economia local.

A polêmica iniciou com uma postagem feita no dia 14 de fevereiro, às 18h35, pelo professor Ivair Augusto Ribeiro que, inclusive consta ser membro do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Comde­phact). A partir de então mais de uma centena de comentários foram postados por internautas.
 

Com o título “O FIM DA CHAMINÉ ESTA PRÓXIMO. VAMOS SALVÁ-LA!”, a mensagem tem o seguinte teor: “A cidade poderá perder nos próximos dias um de seus símbolos mais emblemáticos, visto de várias partes da cidade: a chaminé. Soube hoje pela manhã, que ela será demolida muito em breve para a construção de um edifício. NÃO PODEMOS FICAR IMPASSÍVEIS a mais essa afronta a história de Olímpia. Precisamos iniciar uma campanha contra essa infâmia. Devemos mobilizar os vereadores, o prefeito, o secretário de Cultura, o COMDEPHAT e tombar essa maravilha da cidade. APOIE ESSA LUTA”

SERÁ PRESERVADA

No entanto, o internauta que se identificou com o nome de Nino P Gomes, postou a seguinte mensagem acalmando um pouco o debate: “Conversando com os Proprietários só boas noticias.. a respeito da Chaminé .. não vai ser demolida, será preservada e construirão um empreendimento, a ideia é construir um ponto de visita para turistas.. ainda não me autorizarão a divulgar o que realmente será construído, mas já é um projeto ambicioso e muito rico para aquela região”

Durante o debate houve até cobrança de manifestações tanto do secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Gustavo Zaneti, quanto dos vereadores da Câmara Municipal de Olímpia, como foi o caso da internauta Maria do Carmo Passi: “Olímpia vai ficar com sua história somente em fotos. Urgente tombamento dos pontos históricos da cidade”.

Mas a informação de que o imóvel fora vendido chegou no mesmo dia através de uma postagem de Luiza Maria Oliveira Robazzi, integrante da família David de Oliveira. Em seguida ela postou: “essa chaminé é antes do meu avô ter comprado a máquina. Eu não sei a origem”.

O radialista Luciano Buzoni também entrou na discussão e definiu: “Um crime contra a história de Olímpia”. Maria Antônia Oliveira, neta de David de Oliveira postou: “Olímpia já perdeu tantas referências importantes, vamos nos organizar para defender esta. A identidade de um lugar depende de sua história”.

Em meio à discussão, Ivair Ribeiro destacou: “como integrante do COMDEPHAT minha primeira atitude foi tornar pública a intenção da derrubada, pois os tombamentos precisam ter apoio popular para que, realmente, sejam importantes para a comunidade. Pretendo na quinta-feira tentar uma audiência com o Guto Zanette para agendarmos uma reunião urgente do conselho para discutir a questão. Lamentavelmente, o conselho foi criado e até o momento somente ficou no papel”.

A esse respeito, Ivone Albano Simões postou: “fui convidada e participei de uma reunião na Casa de Cultura. Foi formada uma diretoria e ficaram de avisar a data de uma próxima reunião. Isso aconteceu há mais ou menos três anos”.

DEPENDE DA ESTRUTURA

Mas a informação de Nino P Gomes foi confirmada por Camila Valente Furquim Vicente, porém, com uma ressalva: “também conversei com os empreendedores e existe o interesse em explorar o local para turismo. Parece que irão fazer um estudo para verificar a estrutura da chaminé. Já se sabe que a chaminé não está tombada, portanto, caso seja constatada instabilidade da estrutura, talvez a indicação no laudo seja a sua demolição. A chaminé, uma vez tombada, terá mais chance de receber investimento para sua restauração e segurança. Além do mais, o projeto audacioso terá que respeitar as normas do Plano Diretor da cidade. Fiquemos atentos. Do mais, fico feliz na atenção dada àquela área histórica, espero que mantenham as edificações antigas, as fachadas os detalhes de construção antiga e desejo boa sorte para o futuro, resgatando o passado”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas