24 de março | 2019

Estatuto da Santa Casa foi alterado em julho de 2012 para o controle ficar nas mãos de poucos

Compartilhe:

Em junho de 2012, pouco tempo após o prefeito da época (Geninho Zuliani) ter nomeado interventor o seu vice-prefeito (Gustavo Pimenta), alegando que a entidade não pagava os serviços dos médicos e ter praticamente expulso a advogada Helena de Souza Pereira da provedoria, o estatuto da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia foi alterado, ao que tudo indica, para garantir o controle nas mãos de poucos, geralmente, aqueles que tivessem ligação com o poder público municipal.

É que o estatuto anterior, ao que se informa, previa que qualquer pessoa que colaborasse com a associação por alguns meses seguidos poderia ser considerado associado e votar e ser votado. Em 2012, no entanto, esta situação foi modificada, ao que tudo indica, visando evitar que ocorresse o fato injustificável de alguém que não tinha participado da política vir a assumir a entidade e pudesse se tornar uma liderança pelo trabalho apresentado.

Então, foram criados três tipos de associados, mas apenas um grupo seleto com direito a votar e ser votado.

O associado benemérito, aquele que tenha prestado relevantes serviços para a Santa Casa, obtendo a distinção por proposta da diretoria executiva ou de um terço dos associados efetivos, a ser aprovado em Assembleia Geral, mas não tendo direito nem de votar e ser votado.

O associado colaborador, o que efetue doações periódicas, entre outras, mas também não tendo direito a voto.

E o super associado, o que foi denominado pelo novo estatuto de “associado efetivo”, também colaborador, devendo recolher mensalidades à tesouraria, mas o único com direito a votar e ser votado e só podendo ser admitido através de proposição de outro associado ou da diretoria e aprovação da diretoria.

Em 30 de junho de 2017 é que foi realizada a eleição da atual diretoria. Na lista de presença que foi registrada em cartório consta a presença de 20 pessoas, mas, ao que se informa a lista de efetivos é menor, o que leva a entender que nem todos os presentes votaram na eleição da atual diretoria.

A diretoria é composta por Luzia Cristina Contim, provedora; Luiz Alberto Zacarelli, vice-provedor; Anna Izabel Cervato Me­nézio, 1ª secretária; Fer­nando Storto, 2º secretário; Gilberto Tonelli Cunha, 1º tesoureiro; e Antonio Rafael Peppe, 2º tesoureiro.

Fazem parte do Conselho Fiscal, Ligia Fernanda de Lima Velho, 1ª con­se­lheira; Miguel Alves Pereira, 2º conselheiro; Débora Aparecida Vicente, 3ª con­se­lheira (ao que se informa teria se afastado); Jo­ão Paulo Bertolino Pep­pe, 4º conselheiro; Cláu­dia Lorenço Ferraz Torres Pep­pe, 5ª conselheira; e Eni­del­son Jorge Recco, 6º conselheiro.

Ainda, segundo informações extraoficiais a relação de associados efetivos que constaria no cartório de imóveis teria menos de 20 nomes e assim como na diretoria, vários pertenceriam a duas ou três famílias.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas